Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasilia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasilia | - |
Autor(es): dc.creator | Pinho, Karine Marques de | - |
Autor(es): dc.creator | Bueno, Luisa Beatriz Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Satler, Corina Elizabeth | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:25:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:25:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50451 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0009-0000-8816-6520 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-2633-0417 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-7821-2183 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/967659 | - |
Descrição: dc.description | Tarefas de fluência verbal (FV) são amplamente utilizadas na avaliação neuropsicológica do idoso, porém percebe-se ausência de estudos brasileiros que comparem a FV entre faixas etárias utilizando tarefas de diferentes modalidades. O objetivo deste estudo é investigar o desempenho de jovens e idosos saudáveis em diferentes tarefas de FV (FAS, animais, frutas, ações e alternada), analisando de forma complementar o uso de clustering e switching. A amostra foi composta por 80 adultos divididos em dois grupos de idade (20-40; superior a 60 anos) e anos de escolaridade para o segundo grupo (escolaridade básica; superior). Foram aplicados instrumentos para caracterização da amostra e cinco tarefas de FV. Variáveis demográficas, clínicas e o desempenho nas tarefas de FV foram analisadas utilizando o teste t para amostras independentes. Resultados indicaram diferença estatisticamente significativa entre os grupos etários no desempenho nas tarefas de FV. No grupo idoso, houve melhor desempenho nas tarefas fonológica, de ações e alternada naqueles participantes com nível educacional mais elevado. Conclui-se que tarefas de FV são sensíveis ao declínio esperado nas funções cognitivas-executivas pelo processo de envelhecimento típico, bem como à influência da escolaridade, particularmente nas tarefas que exigem mais esforço cognitivo. | - |
Descrição: dc.description | Verbal fluency (VF) tasks are widely used in the neuropsychological assessment of older adults, however there is a lack of Brazilian studies that compare VF between age groups using tasks of different modalities. The objective of this study is to investigate the performance of healthy young and older adults in different VF tasks (FAS, animals, fruits, actions and switching), analyzing in a complementary way the use of clustering and switching. The sample consisted of 80 adults divided into two age groups (20-40; over 60 years old) and years of education for the second group (basic education; higher education). Instruments were applied to characterize the sample and five VF tasks. Demographic and clinical variables and performance on VF tasks were analyzed using the t test for independent samples. Results indicated a statistically significant difference between age groups in performance on VF tasks. In the elderly group, there was better performance in the phonological, action and switching tasks in those participants with a higher educational level. It is concluded that VF tasks are sensitive to the expected decline in cognitive- executive functions due to the typical aging process, as well as the influence of education, particularly in tasks that require more cognitive effort. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde (FCTS) – Campus UnB Ceilândia | - |
Descrição: dc.description | Curso de Fonoaudiologia (FCTS-FONO) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | CLIUM.ORG | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neuropsicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Testes psicológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição | - |
Título: dc.title | Characterization of verbal fluency in young and older adults | - |
Título: dc.title | Caracterização da fluência verbal em adultos jovens e idosos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: