Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Tomaz, Carlos Alberto Bezerra | - |
Autor(es): dc.creator | Verburg, Márcia Sant´Anna | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Vanner Boere | - |
Autor(es): dc.creator | Pianta, Taíssa Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Belo, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:25:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:25:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6362 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0100-879X2003000700012 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/967626 | - |
Descrição: dc.description | ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Recent studies have employed tympanic thermometry to assess lateralization of cognitive and emotional functions in primates. However, no studies using this technique have investigated the possibility of hemispheric specialization in New World monkeys. Therefore, the aim of the present study was to investigate tympanic membrane (TM) temperature asymmetries and their possible correlation with stress responses in marmosets (Callithrix penicillata). Infrared TM thermometry was completed bilaterally in 24 animals (14 males and 10 females) during a stressful situation of capture and restraint. There were no significant differences between gender. A significant negative correlation was observed between TM temperature of the right ear and the number of captures (r = -0.633; P<0.001). Subjects with a more frequent previous history of captures (5 to 9 captures; N = 11) showed lower TM temperature when compared to those with fewer previous captures (1 to 4 captures; N = 13). No differences were observed for the left TM temperature. These results suggest that under intense emotional challenge (capture and restraint) there is a stronger activation of the neural structures situated in the right brain hemisphere. Taken together, the data reveal for the first time evidence of hemispheric specialization in emotional physiological processing in a New World monkey. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lateralidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tímpano - temperatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stress (Fisiologia) | - |
Título: dc.title | Evidence of hemispheric specialization in marmosets (Callithrix penicillata) using tympanic membrane thermometry | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: