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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Alessandro Roberto de | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Layane de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:24:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:24:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51653 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/967380 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho busca compreender as relações entre os domínios epistêmicos, políticos e pedagógicos da Educação do Campo e da Educação Ambiental em uma escola localizada em um território da reforma agrária. O espaço educativo em questão é o CED Agrourbano Ipê e se localiza no CAUB I, no Riacho Fundo II, Núcleo Bandeirante, Distrito Federal. Essa escola foi escolhida devido a sua grande contribuição para a comunidade rural que fica entorno da instituição, assim como os seus projetos sustentáveis e agroecológicos que interligam a Educação do Campo e a Educação Ambiental. Nas especificidades que este lugar apresenta, seus avanços e desafios cotidianos, a pesquisa aborda de forma qualitativa através do estudo de caso as relações e temas ambientais que perpassam a escola, no processo de se constituir enquanto uma Escola do Campo, com um percurso metodológico estruturado em 3 fases sucessivas: a primeira consistiu na busca e sistematização de bibliografias e documentos pertinentes a Reforma Agrária, a EdoC, EA e suas intersecções; a segunda envolveu uma imersão no Centro Educacional; e, na terceira fase, foram realizadas entrevistas com atores chave para compreender o contexto da comunidade e escola. A pesquisa revela as barreiras de um território disputado por diferentes projetos de sociedade ao longo dos anos, um espaço em transição entre o rural e o urbano. No entanto, a instituição resiste, buscando transmitir seus valores como uma escola Sustentável que integra as vivências do campo. Apesar dos desafios, como a alta rotatividade de professores temporários, o baixo pertencimento dos alunos e a necessidade de melhorias na infraestrutura, a escola demonstra uma grande riqueza de saberes e um significativo potencial sustentável, reafirmando-se como uma escola do e no campo. | - |
Descrição: dc.description | This study seeks to understand the relationships between the epistemic, political, and pedagogical domains of Rural Education and Environmental Education in a school located in an agrarian reform territory. The educational space in question is the CED Agrourbano Ipê and is located in CAUB I, in Riacho Fundo II, Núcleo Bandeirante, Federal District. This school was chosen due to its great contribution to the rural community that surrounds the institution, as well as its sustainable and agroecological projects that interconnect Rural Education and Environmental Education. In the specificities that this place presents, its advances and daily challenges, the research addresses in a qualitative way through the case study the environmental relationships and themes that permeate the school, in the process of constituting itself as a Rural School, with a methodological path structured in 3 successive phases: the first consisted of the search and systematization of bibliographies and documents pertinent to Agrarian Reform, EdoC, EA and their intersections; the second involved an immersion in the Educational Center; and, in the third phase, interviews were conducted with key actors to understand the context of the community and school. The research reveals the barriers of a territory disputed by different social projects over the years, a space in transition between rural and urban. However, the institution resists, seeking to transmit its values as a Sustainable school that integrates the experiences of the countryside. Despite the challenges, such as the high turnover of temporary teachers, the low sense of belonging of students and the need for improvements in infrastructure, the school demonstrates a great wealth of knowledge and significant sustainable potential, reaffirming itself as a school of and in the countryside. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Distrito Federal (Brasil) | - |
Título: dc.title | Semeando educação ambiental e cultivando caminhos para uma educação do e no campo : estudo de caso em uma escola sustentável no Distrito Federal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
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