Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mueller, Suzana Pinheiro Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Santillán Aldana, Julio Francisco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:23:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:23:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35113 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/967089 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2018. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo geral do estudo foi identificar como o apoio institucional oferecido pelas universidades latino-americanas influência na produção e publicação de revistas científicas. A metodologia de pesquisa aplicada para o caso se baseou no levantamento e coleta de dados mediante formulários, questionários e entrevistas. Assim as informações coletadas visaram identificar: as iniciativas de apoio às publicações nas universidades, as formas de apoio oferecidas, como aquele apoio vira em fatores chaves para a editoração e publicação daqueles periódicos, e os níveis de qualidade alcançados por estes através do apoio recebido. Segundo os resultados obtidos, três são as universidades na América Latina que mais produzem e publicam revistas científicas: a Universidad Nacional Autónoma de México, a Universidade de São Paulo, e a Universidad Nacional de Colombia. O apoio com recursos materiais-tecnológicos constitui a modalidade comum de apoio daquelas universidades e é, ao mesmo, tempo o principal fator interno favorável para a produção e publicação dos periódicos analisados. Com aquele apoio recebido aquelas revistas científicas conseguem alcançar níveis positivos de qualidade tanto científica como editorial. Após análise conclui-se que o apoio oferecido pelas universidades latino-americanas aos periódicos analisados influência no aperfeiçoamento dos processos de editoração e publicação deles contribuindo a sua profissionalização e sua viabilização. Assim também se ressalta a presença da biblioteca universitária como parceira chave daquelas iniciativas estudadas. | - |
Descrição: dc.description | This study depicts how some forms of institutional support offered by Latin American universities to scientific journals influences the improvement of production and publication processes, contributing to their professionalization and viability. The research leans of mixed methods of data collection (forms, questionnaires and interviews) to identify: the initiatives to support academic publications, the types of support offered, how that support turns into a key factor for the production of scientific journals, and the levels of quality reached by them. There is a focus in three universities in Latin America that produce and publish the largest number of scientific journals, whose practices have been highlighted. These universities are the Universidad Nacional Autónoma de México, the Universidade de São Paulo, and the Universidad Nacional de Colombia. Support with material-technological resources is the main form of support and the main positive internal factor for the production of scientific journals, as it also affects the way in which publications reach positive levels of scientific and editorial quality. The research also highlights the importance of university libraries as strategic partners of the initiatives studied. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas universitárias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Editoração | - |
Título: dc.title | Fatores para a publicação de revistas científicas produzidas pelas universidades latino-americanas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: