
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Vasconcelos, Alcyone | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, André Honório Gomes de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:23:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:23:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/49323 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/966932 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo busca compreender as perspectivas que têm os jovens que estão se preparando para o ENEM/Vestibular, em relação às suas oportunidades de acesso à Educação Superior (E.S). Para coletar dados, utilizou-se a entrevista via Google Formulário. A discussão partiu das teorias sobre desigualdade social. O estudo confirmou que as desigualdades educacionais são reproduzidas na Educação Básica (E.B). A análise dos dados permite as seguintes assertivas, quando as percepções dos alunos de escolas públicas são comparadas com os de escolas privadas, vis-à-vis suas chances de acesso à E.S: a) as mulheres são maioria nos dois casos; b) nas escolas particulares, predominaram pessoas que se autodeclararam brancas; c) nas públicas, a maioria se autodeclarou pretas ou pardas; d) alunos das escolas privadas expressam mais interesse e mais certeza de que vão acessar a E.S. A escolaridade e os recursos financeiros dos seus responsáveis são bem maiores. Eles dedicam mais tempo aos estudos, investem mais em cursinhos preparatórios para o vestibular e em aulas particulares. Sugere-se que o Estado proporcione meios para que os estudantes da rede pública possam ter as mesmas condições que os estudantes da rede particular na preparação para provas e exames. Assim os jovens, hoje em desvantagem, poderiam aspirar à entrada na E.S em pé de igualdade com os estudantes do setor privado. | - |
| Descrição: dc.description | This study aims to understand the perception of young students who are preparing themselves to do the High School National Exam (ENEM) about their opportunities to reach higher education (E.S.). This research used as methodology to collect data the interview via Google Forms. The discussion was based on social inequality theories. The study has confirmed that educational inequalities are reproduced in the primary education (E.B). The data analysis let affirm the following when students from public schools are compared to private ones: a) women were the majority in participation in both cases; b) at private schools, people who hass declared themselves white predominated; c) at public schools, the majority declared themselves black or mixed race. d) students from private schools express more interest and conviction about access higher education. The level of education and economic capital of their parents are higher. Furthermore, they dedicate more time to study, invest more in preparatory courses for this exam and in private classes. Finally, it is suggested that the State should provide better conditions so that young disadvantaged students could reach quality higher education with the same opportunities as students from private schools. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade social | - |
| Título: dc.title | Ensino médio e acesso ao ensino superior: percepções dos alunos das escolas públicas e privadas do DF | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: