
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | - |
| Autor(es): dc.creator | Vitorino, André Luiz Ribeiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:23:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:23:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/49005 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/966800 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2022. | - |
| Descrição: dc.description | A partir da Coleção Sérgio Carvalho, investigamos nessa dissertação as principais estratégias de constituição do acervo, os mecanismos utilizados pelo colecionador para sua divulgação, e, após uma pesquisa teórica a respeito do sujeito contemporâneo e de seus mecanismos de projeção em objetos de arte, apresentamos um discurso curatorial que demonstra e enfatiza este percurso. A proposta aborda o sujeito contemporâneo a partir de sua condição fragmentária, buscando relações entre o estranhamento (das unheimliche) e as formas sob as quais os artistas se projetam nas obras do acervo. Situado em Brasília/DF, o acervo de Carvalho é constituído atualmente de mais de duas mil e setecentas obras, de autoria de duzentos e vinte artistas contemporâneos majoritariamente brasileiros, constituindo-se como um dos maiores acervos privados de arte contemporânea do país. Atualmente, em avançado processo de institucionalização, o acervo deverá estar disponível em instituição aberta a pesquisadores e ao público em geral. | - |
| Descrição: dc.description | This study investigates the main strategies of the compilation of Sérgio Carvalho’s collection and the mechanisms used by the collector for its promotion. After a theorical investigation regarding a contemporary subject and also the promotion mechanisms of art objects, we hereby present a curatorial discourse that shows and hightlights this path. This study focuses on a contemporary subject from a fragmentary condition seeking relations between the uncanny (das unheimliche) and the ways the artists project themselves in the objects of the collection. Located in Brasília – DF, Carvalho’s collection is composed of more than two thousand and seven hundred pieces of art made by two hundred and twenty contemporary artists (mostly Brazilians), therefore becoming one of the biggest private collection of contemporary brazilian art. Nowadays, the collection is being institucionalized and, soon, it will be available to researchers and to the public. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte contemporânea | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curadoria - artes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artes visuais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise e arte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brasília (DF) | - |
| Título: dc.title | Subjetividade, afeto e estranhamento : uma proposta curatorial para a coleção Sérgio Carvalho | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: