
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Castioni, Remi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:23:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:23:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30263 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362016000100009 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/966710 | - |
| Descrição: dc.description | Este texto contempla uma discussão sobre o processo de distribuição das Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq e se sustenta em uma descrição sobre a evolução dos programas de pós-graduação no país, em particular, na área de educação. Com isso, problematiza a contribuição desses programas para a educação básica e identifica que uma das formas de estimular essa relação é o sistema de Bolsas de Produtividade. No entanto, a escassa transparência sobre o processo de distribuição dessas bolsas e sua excessiva concentração em determinadas regiões do país corroboram para a defesa de reforçar o papel dos grupos de pesquisa e a redefinição de novos critérios de seleção dessas bolsas, considerando as demandas do novo Plano Nacional de Educação. | - |
| Descrição: dc.description | This paper includes a discussion about the distribution process of the Research Productivity Scholarships from CNPq. This work is based on a description of the evolution of graduate programs in Brazil, in particular, those related to the education area. The contribution of these programs to basic education is discussed and the scholarship system productivity is identified as a way to stimulate this relationship. Lack of transparency in the distribution process and excessive concentration in certain regions of the country validate the importance of strengthening the role of research groups and of redefining new selection criteria to distribute, considering the demands of the new National Education Plan. | - |
| Descrição: dc.description | Este texto contiene una reflexión sobre el proceso de distribución de las Becas de Productividad en Investigación del CNPq y se apoya en una descripción sobre la evolución de los programas de posgrado en el país, en particular, del área de educación. Con eso, problematiza la contribución de estos programas a la educación básica, e identifica que una de las maneras de motivar dicha relación es el sistema de Becas de Productividad. Sin embargo, argumenta que la escasa nitidez sobre el proceso de distribución de estas becas y su excesiva concentración en ciertas regiones del país, hacen necesario un mayor papel de los grupos de investigación y una redefinición de nuevos criterios de distribución de estas becas, considerando las demandas del nuevo Plan Nacional de Educación. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Fundação CESGRANRIO | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC ND 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362016000100199&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 28 fev. 2018. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bolsa de produtividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pós-graduação | - |
| Título: dc.title | Formação de pesquisadores em educação no Brasil, o papel das agências e a educação básica | - |
| Título: dc.title | Researchers’ formation in education in Brazil, the role of agencies and basic education | - |
| Título: dc.title | Formación de investigadores en educación en Brasil, el papel de las agencias y la educación básica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: