Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Costa Júnior, Áderson Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Zannon, Célia Maria Lana da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:22:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:22:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1997 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6031 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X1997000200003 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/966644 | - |
Descrição: dc.description | Este texto, de caráter introdutório, examina criticamente a relação entre desnutrição e desenvolvimento comportamental na infância, discutindo aspectos metodológicos envolvidos no estudo dessa relação. São apontadas implicações de resultados de estudos psicométricos e epidemiológicos em que se utilizam escalas cognitivas e avaliações estatísticas mais comuns. Ressalta-se a importância de tecnologia comportamental para a análise funcional do desenvolvimento de crianças desnutridas, e para o esclarecimento dos efeitos de intervenções ambientais que visam a promoção de condições favoráveis ao desenvolvimento comportamental. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This introductory critical review addresses childhood malnutrition and its relation to child behavioral development. Methodological issues concerning the study of this relationship are presented. Implications of psychometric and epidemiological studies are pointed, focusing on results obtained with cognitive scales and the most common statistical measurement. The relevance of behavioral technology for functional analysis of the malnourished children development is emphasized. Its importance is also pointed for the elucidation of the effects of environmental intervention towards the establishment of favorable conditions for behavioral development. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desnutrição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento da criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação do desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia comportamental | - |
Título: dc.title | Desnutrição e desenvolvimento comportamental : questões metodológicas | - |
Título: dc.title | Malnutrition and behavioral development : methodological issues | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: