
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Instituto de Física, Centro Internacional de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Instituto de Física, Centro Internacional de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva Filho, Olavo Leopoldino | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Marcello | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:22:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:22:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/48422 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55767/2451.6007.v35.n1.41391 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/966541 | - |
| Descrição: dc.description | Reiteradas constatações desenvolvidas em pesquisas acadêmicas e em evidências empíricas de professores e organizações avaliativas acerca do estado do ensino de física no Brasil tem-no colocado como objeto de preocupação epistemológica, teórica e metodológica. Neste artigo, buscamos expressar uma reflexão e oferecer uma alternativa de ação instrucional a partir de uma interpretação da Teoria da Aprendizagem Significativa, fundamentação abundante na área, neste recorte associada ao uso de WebQuests, estratégia didática e avaliativa aderente aos estudos contemporâneos acerca da cognição e à interatividade com tecnologias digitais da informação e da comunicação. Evidenciando as etapas de levantamento de subsunçores, organização avançada, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, documentamos as bases e exploramos uma implementação computacional que concretiza o amálgama referido e ilustra possibilidades de desenvolvimento de metodologias de ensino articuladas a tecnologias digitais interativas. | - |
| Descrição: dc.description | In the face of repeated findings in academic research and in empirical evidence from teachers and evaluative organizations, the teaching of physics in Brazil has been an object of epistemological, theoretical and methodological concern. In this article, we seek to express a reflection and offer an alternative instructional action based on an interpretation of the Theory of Meaningful Learning, abundant foundation in the area, associated with the use of WebQuests, a didactic and evaluative strategy adherent to contemporary studies on cognition and interactivity with digital information and communication technologies. Evidencing steps of surveying subsumers, advanced organization, progressive differentiation and integrative reconciliation, we document the bases and explore a computational implementation that mimics the aforementioned amalgam and illustrates possibilities for the development of teaching methodologies articulated with interactive digital technologies. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Física (IF) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Asociación de Profesores de Física de la Argentina | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | (CC BY NC ND) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | WebQuest | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria da aprendizagem significativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física - estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interatividade | - |
| Título: dc.title | WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa | - |
| Título: dc.title | WebQuests as an instructional and evaluative resource in physics based on the theory of meaningful learning | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: