WebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Instituto de Física, Centro Internacional de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Instituto de Física, Centro Internacional de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Autor(es): dc.creatorSilva Filho, Olavo Leopoldino-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Marcello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T19:22:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T19:22:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/48422-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.55767/2451.6007.v35.n1.41391-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/966541-
Descrição: dc.descriptionReiteradas constatações desenvolvidas em pesquisas acadêmicas e em evidências empíricas de professores e organizações avaliativas acerca do estado do ensino de física no Brasil tem-no colocado como objeto de preocupação epistemológica, teórica e metodológica. Neste artigo, buscamos expressar uma reflexão e oferecer uma alternativa de ação instrucional a partir de uma interpretação da Teoria da Aprendizagem Significativa, fundamentação abundante na área, neste recorte associada ao uso de WebQuests, estratégia didática e avaliativa aderente aos estudos contemporâneos acerca da cognição e à interatividade com tecnologias digitais da informação e da comunicação. Evidenciando as etapas de levantamento de subsunçores, organização avançada, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa, documentamos as bases e exploramos uma implementação computacional que concretiza o amálgama referido e ilustra possibilidades de desenvolvimento de metodologias de ensino articuladas a tecnologias digitais interativas.-
Descrição: dc.descriptionIn the face of repeated findings in academic research and in empirical evidence from teachers and evaluative organizations, the teaching of physics in Brazil has been an object of epistemological, theoretical and methodological concern. In this article, we seek to express a reflection and offer an alternative instructional action based on an interpretation of the Theory of Meaningful Learning, abundant foundation in the area, associated with the use of WebQuests, a didactic and evaluative strategy adherent to contemporary studies on cognition and interactivity with digital information and communication technologies. Evidencing steps of surveying subsumers, advanced organization, progressive differentiation and integrative reconciliation, we document the bases and explore a computational implementation that mimics the aforementioned amalgam and illustrates possibilities for the development of teaching methodologies articulated with interactive digital technologies.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Física (IF)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAsociación de Profesores de Física de la Argentina-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY NC ND)-
Palavras-chave: dc.subjectWebQuest-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da aprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectInteratividade-
Título: dc.titleWebQuests como recurso instrucional e avaliativo em física baseado na teoria da aprendizagem significativa-
Título: dc.titleWebQuests as an instructional and evaluative resource in physics based on the theory of meaningful learning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

Não existem arquivos associados a este item.