
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marques, Leonel Garcia | - |
| Autor(es): dc.creator | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:22:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:22:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37925 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/966452 | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa analisou as percepções de pesquisadores relacionadas ao “viés de confirmação” no processo de busca e uso da informação, no contexto acadêmico. A pesquisa configura-se como estudo de caso realizado na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília – Brasil. O instrumento de coleta de dados foi grupo focal, com participação de nove pesquisadores. O tratamento de dados foi realizado por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostram que para os pesquisadores as principais causas do “viés de confirmação” relacionam-se ao “desejo de dar certo” e à ausência de uma formação educacional e científica de qualidade, bem como a questão de alguns temas serem mais controversos. Os impactos do “viés de confirmação” na vida dos pesquisadores consistem em mudanças, que podem ser de raciocínio, de ponto de vista ou ainda, pessoal. As consequências para a ciência são a contaminação dos resultados e o direcionamento da ciência, o que leva a discussão sobre ética e integridade. A redução do “viés de confirmação” requer a contribuição conjunta dos próprios pesquisadores, da sociedade científica e da sociedade, de maneira geral. Os resultados evidenciam a importância da educação voltada para a pesquisa agregada ao letramento informacional, que possibilita aos estudantes lidar eficaz e eficientemente com a informação, em especial, a técnico-científica, fomento da ciência. | - |
| Descrição: dc.description | This study analyzes the researchers’ perceptions of confirmation bias in the process of seeking and using information on the academic context. It has been configured as a case study carried out at the Department of Information Science at the University of Brasília - Brazil. The data collection instrument chosen was a focus group of nine researchers. Data treatment was through content analysis. Results show that, for the researchers, the main causes of confirmation bias regard the “desire to succeed” and the lack of qualified educational and scientific training, as well as the fact that some topics are more controversial. The impacts of the confirmation bias on the researchers’ lives include changes that may relate to reasoning, point of view or even personal issues. The consequences for science are the contamination of results and of the direction of science, which lead to discussions on ethics and integrity. Reducing the confirmation bias requires the joint contribution of the researchers themselves, scientific society and society in general. The results highlight the importance of an education focused on research associated with information literacy, which would enable students to deal effectively and efficiently with information, especially with the technical-scientific one that fosters science. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela professora Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, em 25 de maio de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comportamento informacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pós-graduação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisadores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento informacional | - |
| Título: dc.title | Percepções e estratégias relacionadas ao “viés de confirmação” por pesquisadores no processo de busca e uso da informação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: