
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | University of Brasilia, Department of Sociology | - |
| Autor(es): dc.creator | Neves, Fabrício Monteiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:22:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:22:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50374 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1080/25729861.2022.2035951 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-2886-0577 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/966337 | - |
| Descrição: dc.description | Em contextos de produção científica declarados periféricos, o conhecimento produzido é representado como inferior ao produzido em outros contextos. A prática da ciência é então guiada por valores e procedimentos, conscientes ou não, de periferização. Esta nota de pesquisa discute a constituição, reprodução e generalização da periferização no que eu chamo de regime de gestão da irrelevância na ciência: um processo científico com seu próprio conteúdo pragmático, cujos elementos serão apresentados neste documento. Estes elementos foram identificados durante pesquisas de campo em laboratórios e entrevistas com interlocutores-chaves (líderes de pesquisa) de equipes de pesquisa em biotecnologia no Brasil. O que é importante aqui é que, em vez de reproduzir a dicotomia centro/periferia como uma estrutura objetiva do sistema científico - uma abordagem comum nos estudos sociais da ciência e da tecnologia - é mostrada como uma coleção de expectativas com implicações práticas. | - |
| Descrição: dc.description | In contexts of scientific production deemed peripheral, knowledge produced is depicted in a condition of inferiority relative to that produced in other contexts; the daily practice of science is then guided by values and procedures, be they conscious or not, of peripheralization. This research note discusses the constitution, reproduction and generalization of peripheralization into what I call a regime of management of irrelevance in science: a scientific process with its own pragmatic and value content, whose elements will be presented in this work. These elements were identified during field research in laboratories and interviews with key interlocutors (research leaders) of biotechnology research teams in Brazil. What matters here is instead of taking the center/periphery dichotomy as an objective structure of the scientific system—a common approach in science and ttechnology studies—it is shown as expecta-tions with practical repercussions. | - |
| Descrição: dc.description | En contextos de producción científica considerados periféricos, el conocimiento producido se representa en una condición de inferioridad respecto al producido en otros contextos; la práctica cotidiana de la ciencia se guía entonces por valores y procedimientos, conscientes o no, de periferización. Esta nota de investigación discute la constitución, reproducción y generalización de la periferización en lo que llamo un régimen de gestión de la irrelevancia en la ciencia: un proceso científico con un contenido pragmático y valórico propio, cuyos elementos serán presentados en este trabajo. Estos elementos fueron identificados durante una investigación de campo en laboratorios y entrevistas con interlocutores clave (líderes de investigación) de equipos de investigación en biotecnología en Brasil. Lo importante aquí es que en lugar de tomar la dicotomía centro/periferia como una estructura objetiva del sistema científico -un enfoque común en los estudios de ciencia y tecnologíase muestra como expectativas con repercusiones prácticas. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Taylor & Francis | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. | - |
| Título: dc.title | Some elements of the regime of management of irrelevance in science | - |
| Título: dc.title | Alguns elementos do regime de gestão da irrelevância na ciência | - |
| Título: dc.title | Algunos elementos del régimen de gestión de la irrelevancia en la ciencia | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: