
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Jorge Ponciano | - |
| Autor(es): dc.contributor | Campos, Aline Ferreira | - |
| Autor(es): dc.contributor | abrunaregina@gmail.com | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Bruna Regina Andrade e | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:20:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:20:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-18 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/47163 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/965784 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2023. | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho foi elaborado a partir do questionamento sobre a possibilidade de suporte que a prática de meditação pode oferecer aos profissionais de saúde denominados psicoterapeutas. Considera-se estudos e pesquisas atuais que apontam para benefícios que a meditação oferece aos praticantes, tanto em termos de saúde física e psicológica quanto em habilidades de desenvolvimento de inteligência emocional, empatia, concentração, dentre outras. Foi realizada uma pesquisa com entrevistas semiestruturadas com cinco psicoterapeutas da abordagem gestáltica e utilizado o método da pesquisa qualitativa fenomenológica para a compreensão das experiências destes profissionais. A dissertação também conta com a aliança com a Gestalt-terapia enquanto abordagem psicológica e paradigma básico para o diálogo entre psicologia e práticas de meditação. Os resultados da pesquisa apontam para benefícios como desenvolvimento de maior presença no campo, a sensação de disponibilidade emocional para atendimentos, o cuidado com o outro em não projetar conteúdos pessoais, dentre outros. É demonstrada como a meditação pode ajudar em oferecer suporte a estes profissionais. | - |
| Descrição: dc.description | This work was created from the questioning about the possibility of support that the practice of meditation can offer to health professionals so called psychotherapists. Current studies and research have been pointed out the benefits that meditation offers to practitioners. These surveys demonstrate how meditation can benefit the physical and psychological health of practitioners as well as skills in developing emotional intelligence, empathy, concentration, among others. Semi-structured research was carried out with five psychotherapists using the Gestalt-therapy approach and the phenomenological qualitative research method was used to understand the experiences of these psychoterapists. This work also has an alliance with Gestalt therapy as a psychological approach and a basic paradigm for the dialogue between psychology and meditation practices. The research results indicate that benefits such as the development of greater presence in the field, the feeling of emotional availability for assistance, care for the other in not projecting personal content, among others. These are some of the elements presented by the participants. It is demonstrated, therefore, how meditation can help to support these professionals. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Meditação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicoterapeutas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestalt-terapia | - |
| Título: dc.title | A meditação como suporte para a prática clínica de psicoterapeutas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: