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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Jacques, Maria Alice Prudêncio | - |
| Autor(es): dc.creator | Coelho, Cássia Bretas Pinto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:20:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:20:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8390 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/965744 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2010. | - |
| Descrição: dc.description | As características geométricas de dispositivos rodoviários podem prevenir ou estimular a ocorrência dos acidentes de trânsito, que resultam da interação entre a ação do homem, as condições do veículo e as condições da via e do ambiente. Desta forma, a elaboração de métodos capazes de mensurar o impacto das citadas características no desempenho da segurança viária oferecida aos seus usuários torna-se medida auxiliar na elaboração de projetos mais adequados ou ainda na definição de prioridades quando da implantação de melhorias ou adequações viárias. Neste contexto, por meio desta dissertação, propõe-se desenvolver um procedimento para analisar as condições de segurança potenciais oferecidas por interseções rodoviárias, que são elementos de descontinuidade em qualquer rede viária, interferindo diretamente na sua segurança, capacidade de tráfego e velocidade de operação dos veículos. Baseado em características geométricas identificadas como prioritárias, o procedimento permite avaliar interseções rodoviárias não semaforizadas de rodovias de pista simples, implantadas em nível e em áreas rurais, tanto na fase de projetos quanto na sua plena operação, conforme a segurança potencial oferecida aos seus usuários. Os estudos foram desenvolvidos em cinco interseções rodoviárias, inseridas em duas rodovias federais distintas, localizadas no Estado de Minas Gerais. Os resultados obtidos permitiram verificar a aplicabilidade do procedimento proposto na análise preliminar da segurança de interseções. Sua utilização, associada à análise das condições de segurança manifestas, torna-se ferramenta auxiliar na implantação de classes de prioridades quando da necessidade de adequações ou melhorias geométricas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | The geometric characteristics of highway devices can serve to either prevent or stimulate traffic accidents, which can result from a combination of human error, vehicle conditions, and road and weather conditions. Therefore, methods for measuring the impact of these characteristics on the effectiveness of highway safety are helpful in developing more appropriate projects and defining priorities for highway improvements or adaptations. This dissertation sought to develop a procedure for analyzing potential safety conditions of highway intersections, which disrupt the continuity of highway networks and directly affect safety, traffic flow, and vehicle speed. Specific geometric characteristics were prioritized and used as a basis for evaluating the safety potential of unsignalized at-grade intersections on single-lane highways in rural areas that are either still in project stages or already fully operational. Five highway intersections on two different federal highways in the state of Minas Gerais were studied. The results verified the applicability of the proposed procedure in preliminary analyses of intersection safety. This procedure is a helpful tool for prioritizing geometric improvements or adaptations, when used together with existing safety conditions analyses. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia (FT) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Transportes | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rodovias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rodovias - prevenção de acidentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Segurança de trânsito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento rodoviário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Segurança pública | - |
| Título: dc.title | Procedimento para análise das condições de segurança oferecidas por interseções não semaforizadas de rodovias de pista simples | - |
| Título: dc.title | Procedure for analyzing the safety conditions of unsignalized instersections on sigle-lane highways | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
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