Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Cristiane Batista da | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Josenaide Engracia dos | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Rozemere Cardoso de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:20:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:20:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11341 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902012000100015 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/965732 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo descreve uma intervenção de apoio matricial, modelo de integração do cuidado em saúde mental na Estratégia de Saúde da Família (ESF), a partir de suporte técnico-pedagógico e retaguarda especializada à equipe de referência, cuja atuação permite que os sujeitos sejam cuidados na dinâmica do seu próprio território. OBJETIVO: relatar experiência de apoio matricial junto aos Agentes Comunitários de Saúde no bairro de Saramandaia (Salvador, Bahia) que buscou formular novas formas de relação entre saúde mental e saúde da família. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: A experiência resultou de uma pesquisa, intitulada "Construção social da aprendizagem em saúde mental e saúde da família" e dos contatos com a equipe; nela foram respeitados três cuidados essenciais da pesquisa qualitativa: aprovação pelo comitê de ética, anonimato e resguardo do uso abusivo do poder na relação entre pesquisador e participantes. Para o matriciamento, foram realizadas reuniões teóricas, discussão de casos e visitas domiciliares. RESULTADOS: O apoio matricial propiciou a construção coletiva de saberes em saúde mental, garantiu espaço de cuidado aos Agentes Comunitários de Saúde e fomentou a construção de redes do cotidiano, estimulando a articulação entre saúde mental e saúde da família de forma a favorecer o exercício da cidadania e a autonomia dos sujeitos sobre sua própria saúde. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This paper describes an intervention offering matrix support, a model for integrating mental health care in Family Health Strategy (FHS). In this model, technical-pedagogical and specialized services are offered to the primary care team, helping them to provide care to the patients in the dynamics of their own territory. OBJECTIVE: To report the experience of offering matrix support to Community Health Agents in the district of Saramandaia (Salvador, Bahia), which tried to formulate new possible relations between mental health and family health. METHODS: The experience was the result of a survey entitled "Social construction of learning in mental health and family health" and from the contacts with the team. Researchers made a point of respecting three essential aspects of qualitative research: approval by the Ethics in Research Committee, anonymity and protection against the abuse of power in the relationship between researcher and participants. Matricial support was offered through in-service training meetings, cases meetings and home visits. RESULTS: Matrix support contributed to a collective construction of knowledge in mental health care, and created a "care space" for Community Health Agents. Besides, it fostered the construction of support networks linking social actors involved, since the articulation between mental health and family health, citizenship and personal autonomy over one's own health are considered important. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde (FCTS) – Campus UnB Ceilândia | - |
Descrição: dc.description | Curso de Saúde Coletiva (FCTS-SC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Saúde e Sociedade - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-1290&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 2 out. 2012. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde da família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agentes comunitários de saúde | - |
Título: dc.title | Estratégia de apoio em saúde mental aos agentes comunitários de saúde de Salvador-BA | - |
Título: dc.title | Strategy for supporting community health agents in mental health actions in Salvador-BA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: