Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bueno, Guilherme Wolff | - |
Autor(es): dc.creator | Bureau, Dominique | - |
Autor(es): dc.creator | Skipper-Horton, James Owen | - |
Autor(es): dc.creator | Roubach, Rodrigo | - |
Autor(es): dc.creator | Mattos, Flávia Tavares de | - |
Autor(es): dc.creator | Bernal, Francisco Ernesto Moreno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:20:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:20:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30595 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2017000900001 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/965723 | - |
Descrição: dc.description | Áreas inundadas de reservatórios e lagos artificiais estão sendo cada vez mais utilizadas para a produção de peixes; contudo, os resíduos lançados pela aquicultura tornaram-se uma preocupação para o desenvolvimento sustentável desta atividade. Uma das principais estratégias adotadas pelos órgãos gestores e fiscalizadores consiste no uso de modelos hidrodinâmicos que calculam a capacidade de suporte ou de carga de nutrientes de um determinado corpo hídrico e a influência dos cultivos de peixes. Esses modelos são precisos no desenvolvimento de estratégias ideais de alimentação e cálculo de resíduos. Este artigo de revisão aborda esta temática e traz uma descrição da metodologia desenvolvida para análise e simulação da capacidade de suporte para produção de pescados, baseada na integração do modelo bioenergético nutricional “Fish-PrFEQ” com o modelo hidrodinâmico de Dillon & Rigler. Esta metodologia permite avaliar a real contribuição de resíduos aquícolas e auxilia no planejamento e na gestão da aquicultura nestes ambientes aquáticos, além de possibilitar e incentivar que os produtores e a indústria aquícola utilizem rações de melhor qualidade nutricional e menor impacto ambiental. | - |
Descrição: dc.description | Flooded areas of reservoirs and artificial lakes have been increasingly used for fish production; however, the waste generated by aquaculture has become a concern for the sustainable development of this activity. One of the main strategies adopted by management and regulatory agencies is the use of hydrodynamic models that calculate the carrying or nutrient load capacity of a particular water body and the effect of fish farming. These models are precise in the development of optimal strategies for feeding and waste calculation. This review paper addresses this topic and describes the methodology developed for the analysis and simulation of the carrying capacity for fish production, based on the integration of the Fish-PrFEQ nutritional bioenergetic model and the hydrodynamic model of Dillon & Rigler. This methodology allows evaluating the real contribution of aquaculture waste and assists in the planning and management of aquaculture in these aquatic environments, besides enabling and encouraging producers and the aquaculture industry to use fish food with better nutritional quality and lower environmental impact. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Embrapa Informação TecnológicaPesquisa Agropecuária Brasileira | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Pesquisa Agropecuária Brasileira - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100204X2017000900695&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 22 fev. 2018. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bioenergética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resíduos sólidos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquicultura | - |
Título: dc.title | Mathematical modeling for the management of the carrying capacity of aquaculture enterprises in lakes and reservoirs | - |
Título: dc.title | Modelagem matemática para gestão da capacidade de suporte de empreendimentos aquícolas em lagos e reservatórios | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: