
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Judice, Marcelo Ortega | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Giovana Cristine Nobre da | - |
| Autor(es): dc.creator | Araújo, Leonardo Fillipe Marinho de | - |
| Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Rejane Maria da Costa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:20:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:20:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39292 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/965631 | - |
| Descrição: dc.description | O presente relatório apresenta o trabalho realizado no aprimoramento da experiência de usuários de dez serviços públicos do governo federal brasileiro, como parte de um projeto de promoção da transformação digital da gestão pública, em prol de maior agilidade, responsividade e transparência aos cidadãos. Como objetivo geral, este estudo visou prestar apoio ao governo brasileiro na Jornada de Transformação dos Serviços, com a aplicação, adaptação e transformação de metodologias e ferramentas que subsidiassem o processo de aprimoramento da experiência do usuário de serviços públicos. Como metodologia, utilizou-se a técnica de estudo de caso dos serviços pesquisados, além de testes de usabilidade com usuários e gestores. Ambos foram subsidiados pela abordagem do Design Thinking, atrelada a princípios da etnografia. Identificaram-se, em cada serviço, dimensões e adequações a serem realizadas, que foram apresentadas aos gestores dos serviços como medida para o aprimoramento e a melhoria da experiência dos usuários. | - |
| Descrição: dc.description | Information, Technology, Research and Application Center (FCTE ITRAC) – Campus UnB Gama | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE) – Campus UnB Gama | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | É permitida a reprodução parcial ou total deste relatório, desde que não haja fins comerciais e que seja citada a fonte. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Usuário final (Computadores) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interfaces de usuário (Sistema de computador) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovação nos serviços públicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digitização | - |
| Título: dc.title | A experiência do usuário de serviços públicos do governo federal : relatório técnico | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: