Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bursztyn, Marcel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:19:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:19:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9778 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/965215 | - |
Descrição: dc.description | A produção acadêmica do conhecimento nos dois últimos séculos foi marcada por uma clara tendência especializante. A questão ambiental, vista pela ótica do desenvolvimento sustentável e que assume considerável relevância no presente, introduz mudanças significativas neste cenário e aponta para a necessária abordagem interdisciplinar (des-especialização). Utilizando exemplos da produção científica brasileira, a partir de dados do CNPq e Capes, o texto apresenta um perfil dos cursos de Pós-Graduação do país voltados ao tratamento da questão ambiental. Uma análise crítica do processo é evidenciada, bem como importantes limitações e desafios que se apresentam para a construção deste novo campo do conhecimento. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Academic production of knowledge in the past two centuries was marked by a clear specialization trend. The environmental issue, seen through the lenses of sustainable development, having currently acquired a considerable importance, introduces significant changes in this scenario and points to the need for an interdisciplinary approach (de-specialization). Using examples taken from the Brazilian scientific production, based on data provided by CNPq and Capes, this text draws a profile of graduate programs addressing the environmental issue, nationwide. A critical analysis of the process is highlighted, as well as the important limitations and challenges incurred in building this new field of knowledge. | - |
Descrição: dc.description | Centro de Desenvolvimento Sustentável | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação acadêmica | - |
Título: dc.title | Meio ambiente e interdisciplinaridade : desafios ao mundo acadêmico | - |
Título: dc.title | The environment and interdisciplinarity : challenges to the academic world | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: