Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Kleiner, Ana Francisca Rozin | - |
Autor(es): dc.creator | Galli, Manuela | - |
Autor(es): dc.creator | Rigoldi, Chiara | - |
Autor(es): dc.creator | Carmo, Aline Araújo do | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Ricardo M. L. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:18:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:18:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/24720 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4172/2376-0281.1000122 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/964944 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this study was to investigate the possible effects of flooring and affected hemi body on the ground reaction forces and on the required coefficient of friction (RCOF) in stroke barefoot gait. Twenty-four volunteers participated in this study, being 12 stroke patients and 12 age-matched healthy subjects as control group. The participant was oriented to walk barefoot, on its own preferred speed, over two force plates on the following flooring: 1) homogeneous vinyl (HOV); 2) carpet; 3) heterogeneous vinyl (HTV); 4) mixed (the first half part of the pathway were covered by HOV and the second by HTV). All the four surfaces presented safe coefficient of friction (ranging from 0.44-0.55) and they are widely used in residences and public facilities. The flooring effect was found on RCOF during the toe off for the affected and unaffected side. Moreover, differences among hemi bodies for RCOF in heel contact and toe off phases were also observed. The control group presented higher RCOF than the stroke unaffected and affected side, and the unaffected showed higher friction than the affected side. In conclusion, the gait of stroke patient was altered due to the four flooring tested in the toe off phase. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | OMICS International | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Copyright: © 2014 Kleiner AFR. This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original author and source are credited. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acidente vascular cerebral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pavimentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marcha humana | - |
Título: dc.title | Effects of flooring and Hemi body on Ground Reaction Forces and Coefficient of Friction in stroke gait | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: