
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Miranda, Antonio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Kátia de | - |
| Autor(es): dc.creator | Varela, Aida Varela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:16:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:16:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2003-01-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34568 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/964292 | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2003. | - |
| Descrição: dc.description | Esta Tese de Doutorado apresenta a gênese, o desenvolvimento e a avaliação da Implementação do Programa de Enriquecimento instrumental - PEI nas Escolas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual da Bahia, Experiência vivenciada desde o ano de 1999 e acompanhada por um projeto de pesquisa delineado para avaliar a efetividade da aplicação do PEI, como aplicativo da Teoria da Modificabiiidade Cognitiva Estrutural e da Teoria de Aprendizagem Mediada, estratégia metodológica baseada na força do documento (quatorze Instrumentos) e na mediação humana, no que tange ao processo de apreensão, significação e transferência de informação por professores e alunos. O PE! caracteriza-se como projeto político, integrado ao programa de Governo Educar para Vencer, que através de exercícios específicos potencializa a cognição, desenvolvendo competências, habilidades, funções cognitivas e operações mentais rumo à autonomia cognitiva. A investigação constitui-se num estudo comparativo entre alunos da 1a e 2a séries de Unidades Escolares que já integravam o PEI ao seu currículo (grupo experimenta!) e a alunos de Unidades Escolares que não tiveram a intervenção do PEI (grupo controle). A análise dos dados revela mudanças paradigmáticas no processo ensino e aprendizagem advindas da aplicação dos Instrumentos PEI. | - |
| Descrição: dc.description | This Doctorate Thesis presents the genesis, development and assessment of the Instrumental Enrichment Program ímplementation - PEI - in the State Public High Schoois of Bahia. It is based on a personal experience carried ouí since 1999 and followed by a research project designed to evaluate the effectiveness of the PEI program, as an appiícation of the Structural Cognitiva Modifiabílity Theory and of the Mediated Learning Experience, a methodologicai straíegy based on the strength of the document (fourteen instruments) and on human mediation, as far as the understanding, signification and transference of information by teachers and students are concemed. The PEI can be considered as a political program, integrated in the "Educate in order to succeed" Program, which through specific exercises strengthens cognition, developing competency, skills, cognitive functions an mental operations ieading to cognitive autonomy. The investigation comprised a comparative study between 10th and 11th graders of the Schoois that had already adopted the PEI in their curriculums (experimentai group) and the students from other schoois who did not experience PETs intervention (control group). The data analysis reveals paradigmatic changes in the teaching/leaming process caused by the application of PETs Instruments. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Título: dc.title | Informação e autonomia : a mediação segundo Feuerstein | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: