Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amaro, José Luis Martinez | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Gabriella Nascimento Cordeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:15:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:15:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51896 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/964177 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo analisar e compreender o processo de construção do personagem-narrador a partir de seu discurso. Para tanto, a pesquisa está norteada pelo entendimento da leitura como um momento cooperativo, no qual texto e leitor se unificam através da obra estética, as teorias da recepção e do efeito estético, concepções que possibilitam a percepção do modo como o pacto de leitura se estabelece entre o texto e seu leitor-modelo. Em razão dessa percepção, as abordagens que contribuem para o desenvolvimento da compreensão das peculiaridades do texto narrado constituem parte importante deste conjunto. Para comprovar estes processos de convencimento através do discurso e, em especial, as diferentes configurações de leitor que o compõem, procedeu-se à análise Yo, el Supremo, de Augusto Roa Bastos. | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to analyze and understand the process of constructing the narrator-character through their discourse. To do so, the research is guided by the understanding of reading as a cooperative moment in which text and reader unify through the aesthetic work, the theories of reception, and the aesthetic effect, concepts that enable the perception of how the reading pact is established between the text and its reader-model. Due to this perception, the approaches that contribute to the development of understanding the peculiarities of the narrated text are an important part of this set. To substantiate these persuasion processes through discourse, and in particular, the different configurations of the reader that comprise it, an analysis was carried out on “Yo, el Supremo” by Augusto Roa Bastos. | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to analyze and understand the process of constructing the narrator-character through their discourse. To do so, the research is guided by the understanding of reading as a cooperative moment in which text and reader unify through the aesthetic work, the theories of reception, and the aesthetic effect, concepts that enable the perception of how the reading pact is established between the text and its reader-model. Due to this perception, the approaches that contribute to the development of understanding the peculiarities of the narrated text are an important part of this set. To substantiate these persuasion processes through discourse, and in particular, the different configurations of the reader that comprise it, an analysis was carried out on “Yo, el Supremo” by Augusto Roa Bastos. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Letras (IL) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Literatura | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Persuasão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retórica | - |
Título: dc.title | Gêneros do poder : a construção do ditador de Yo, el supremo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: