
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Medina, Alice Maria Corrêa | - |
| Autor(es): dc.creator | Ricarte, Kenya Cristina Teotonio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:14:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:14:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51422 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/963992 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa Cantos e encantos das águas: arte e poesia na formação humana teve como objetivo investigar como o simbolismo da água em união às linguagens artística e poética pode contribuir para o despertar do equilíbrio e conexão entre humanidade e natureza. Através desse estudo, buscamos refletir sobre os recursos que a linguagem mitopoética e metafórica da água podem oferecer para construção de uma educação sensível e significativa no ambiente escolar, incentivando um relacionamento saudável e consciente com a vida. Através das práticas de sensibilização por meio do fazer artístico e do pensar poético, mergulhamos em vivências ecopedagógicas que puderam contribuir para a formação integral de jovens estudantes dos anos finais do ensino fundamental, expandindo a consciência em relação a si mesmos, ao outro e ao meio ambiente. Dessa forma, nos referenciamos ainda em uma educação decolonial e antirracial, valorizando a pluralidade inerente à vida e o caminho de construção para a justiça, paz e igualdade social. Este estudo baseia-se em uma pesquisa qualitativa e etnográfica, com abordagem metodológica transdisciplinar. A pesquisa-ação existencial orientou o processo de construção do caminho vivencial e fundamentou a reflexão do trajeto percorrido. | - |
| Descrição: dc.description | The research Songs and charms of waters: art and poetry in human formation aimed to investigate how the symbolism of water in union with artistic and poetic languages can contribute to the awakening of the balance and connection between humanity and nature. Through this study, we seek to reflect on the resources that the mythopoetic and metaphorical language of water can offer to build a sensitive and meaningful education in the school environment, encouraging a healthy and conscious relationship with life. Through awarenessraising practices through artistic practice and poetic thinking, we immerse ourselves in ecopedagogical experiences that could contribute to the integral training ofyoung students in the final years of elementary school, expanding awareness of themselves, others and the environment environment. Thus, we also refer to a decolonial and anti-racial education, valuing the plurality inherent in life and the path of construction forjustice, peace and social equality. This study is based on a qualitative and ethnographic research, with a transdisciplinarymethodological approach. The existential action research guided the process ofbuilding the experiential path and founded the reflection on the path taken. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Água | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metáfora | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
| Título: dc.title | Cantos e encantos das águas : arte e poesia na formação humana | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: