
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Sato, Fábio Pinato | - |
| Autor(es): dc.creator | Paula, Cristiane Silvestre | - |
| Autor(es): dc.creator | Lowenthal, Rosane | - |
| Autor(es): dc.creator | Nakano, Eduardo Yoshio | - |
| Autor(es): dc.creator | Brunoni, Décio | - |
| Autor(es): dc.creator | Schwartzman, José Salomão | - |
| Autor(es): dc.creator | Mercadante, Marcos Tomanik | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:13:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:13:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12784 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462009000100008 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/963668 | - |
| Descrição: dc.description | OBJETIVO: Tradução, retro-versão, adaptação cultural e validação do Autism Screening Questionnaire para a língua portuguesa e para o seu uso no Brasil. MÉTODO: Foi selecionada uma amostra inicial de 120 pacientes, encaminhados de duas clínicas privadas e uma pública, divida em três grupos de 40 pacientes distintos: pacientes com diagnóstico clínico de transtornos globais do desenvolvimento ou transtornos invasivos do desenvolvimento; de síndrome de Down e de outros transtornos psiquiátricos. O questionário foi aplicado aos responsáveis legais dos pacientes seguindo os padrões de um questionário auto-aplicável. As medidas psicométricas do questionário traduzido, na sua versão final, foram testadas. RESULTADOS: Valores de sensibilidade de 92,5% e especificidade de 95,5% foram encontrados para uma pontuação de 15, como sendo um valor discriminativo para os sujeitos com características de transtornos globais do desenvolvimento/transtornos invasivos do desenvolvimento. A validade interna para o total das 40 questões foi de 0,895, com uma variação entre 0,6 a 0,8. Os valores de confiabilidade obtidos pelo teste e re-teste demonstraram que a maioria das questões obteve alta concordância. CONCLUSÕES: A versão final do instrumento de pesquisa, traduzido e adaptado à cultura brasileira, apresentou propriedades de medida satisfatórias, sugerindo adequadas propriedades preliminares de validação. É um instrumento de fácil aplicação e uma ferramenta útil para a realização de um screening diagnóstico em indivíduos com transtornos globais do desenvolvimento/transtornos invasivos do desenvolvimento. | - |
| Descrição: dc.description | OBJECTIVE: To translate into Portuguese, back-translate, culturally adapt and validate a screening instrument for pervasive developmental disorder, the Autism Screening Questionnaire, for use in Brazil. METHOD: A sample of 120 patients was selected based on three groups of 40: patients with a clinical diagnosis of pervasive developmental disorder, Down syndrome, or other psychiatric disorders. The self-administered questionnaire was applied to the patients' legal guardians. Psychometric measures of the final version of the translated questionnaire were tested. RESULTS: The score of 15 had sensitivity of 92.5% and specificity of 95.5% as a cut-off point for the diagnosis of pervasive developmental disorder. Internal validity for a total of 40 questions was 0.895 for alpha and 0.896 for KR-20, ranging from 0.6 to 0.8 for both coefficients. Test and retest reliability values showed strong agreement for most questions. CONCLUSIONS: The final version of this instrument, translated into Portuguese and adapted to the Brazilian culture, had satisfactory measurement properties, suggesting preliminary validation proprieties. It was an easy-to-apply, useful tool for the diagnostic screening of individuals with pervasive developmental disorder. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Revista Brasileira de Psiquiatria - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462009000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 25 mar. 2013. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtornos globais do desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças - desvios do desenvolvimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiências do desenvolvimento | - |
| Título: dc.title | Instrument to screen cases of pervasive developmental disorder : a preliminary indication of validity | - |
| Título: dc.title | Instrumento para rastreamento dos casos de transtorno invasivo do desenvolvimento : estudo preliminar de validação | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: