
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Resende, Viviane de Melo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Melo, Iran Ferreira de | - |
| Autor(es): dc.contributor | rayltoncarlos@gmail.com | - |
| Autor(es): dc.creator | Tavares, Raylton Carlos de Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:13:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:13:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/46585 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/963624 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022. | - |
| Descrição: dc.description | Esta dissertação apresenta resultados de pesquisa que visou identificar justificativas expressas no discurso para a realização da Parada LGBTQI+ Livre de Brasília e explorar suas relações causais com outros aspectos sociais. Os estudos críticos do discurso forneceram os pressupostos teóricos principais à pesquisa, com acentuada contribuição dos estudos LGBTQIAP+ e queer. Os corpora compõem-se de textos verbais escritos coletados de suportes virtuais, a saber sete textos coletados da página oficial da Parada LGBTQI+ Livre de Brasília no Facebook, três textos coletados do Metrópoles e um texto coletado do Correio Braziliense, e de textos verbais resultantes da geração de dados em duas entrevistas individuais semiestruturadas com os organizadores da Parada LGBTQI+ Livre de Brasília. As entrevistas foram desenvolvidas a partir de tópico guia, com o emprego da foto elicitação como instrumento metodológico, gravadas em áudio e vídeo pelo Microsoft Teams, e transcritas no Elan 6.2. A análise textual foi realizada de modo estrutural, quando uma categoria foi aplicada a um conjunto de dados, e de modo sequencial, quando foram aplicadas categorias diversas, conforme demanda do próprio dado. As categorias discursivas que direcionaram a análise textual foram avaliação, intertextualidade, LEGITIMAÇÃO, marcação de relação temporal, metáfora, MODALIDADE e relações semânticas nas/ entre orações. Os resultados apontam que a organização da Parada LGBTQI+ Livre de Brasília mobiliza recursos sociodiscursivos para avaliar negativamente a Brasília Orgulho e assim legitima-se como organização democrática. No entanto, também apontam que a idealização da Parada LGBTQI+ Livre de Brasília surge de disputa econômica e partidária entre os membros das organizações das duas paradas. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
| Descrição: dc.description | This dissertation presents research results that aimed to identify the justifications expressed in the discourse for the realization of the LGBTQI+ Free Parade of Brasília and to explore its causal relationships with other social aspects. Critical discourse studies provided the main theoretical assumptions for the research, with a strong contribution from LGBTQIAP+ and queer studies. The corpora are composed of verbal texts resulting from the generation of data in two semi-structured individual interviews with the organizers of the LGBTQI+ Free Parade of Brasília and written verbal texts collected from virtual supports: seven texts collected from the official page of the LGBTQI+ Free Parade of Brasília on Facebook, three texts collected from Metrópoles and a text collected from Correio Braziliense. I also carried out semi-structured interviews, developed from a guide topic, using photo elicitation as a methodological instrument, recorded in audio and video by Microsoft Teams, and transcribed in Elan 6.2. The textual analysis was carried out in a structural way, when a category was applied to a set of data, and in a sequential way, when different categories were applied, according to the demand of the data itself. The discursive categories that guided the textual analysis were evaluation, intertextuality, LEGITIMATION, metaphor, MODALITY, semantic relations in/between clauses, and temporal relation marking. The results indicate that the organization of the LGBTQI+ Free Parade of Brasília mobilizes socio-discursive resources to negatively evaluate Brasília Pride and thus legitimizes itself as a democratic organization. However, they also point out that the idealization of the LGBTQI+ Free Parade of Brasília arises from an economic and partisan dispute between the members of the organizations of the two parades. | - |
| Descrição: dc.description | Esta tesis presenta los resultados de la investigación que apuntó identificar las justificativas expresas en el discurso para la realización del Desfile del Orgullo LGBTQI+ Libre de Brasília y explotar sus relaciones causales con otros aspectos sociales. Los estudios críticos del discurso proporcionaron los presupuestos teóricos principales a la investigación, con fuerte contribución de los estudios LGBTQIAP+ y queer. Los corpus se componen de textos verbales resultantes de la generación de datos en dos encuestas individuales semiestructuradas con los organizadores del Desfile del Orgullo LGBTQI+ Libre de Brasília y textos verbales escritos recogidos de soportes virtuales: siete textos recogidos del sitio oficial del Desfile del Orgullo LGBTQI+ Libre de Brasília en Facebook, tres textos recopilados del periódico Metrópoles y un texto recogido del periódico Correio Braziliense. También realicé entrevistas semiestructuradas, desarrolladas a partir de un tema guía, utilizando como instrumento metodológico la foto elicitación, grabadas en audio y video por Microsoft Teams, y transcritas en Elan 6.2. El análisis textual fue realizado de modo estructural, cuando una categoría se aplicó a un conjunto de datos y de modo secuencial, cuando se aplicó categorías diversas, tal como exige el proprio dato Las categorías discursivas que orientaron el análisis textual fueran: evaluación, intertextualidad, LEGITIMACIÓN, marcación de la relación temporal, metáfora, MODALIDAD y relaciones semánticas en las /entre oraciones. Los resultados apuntan que la organización del Desfile del Orgullo LGBTQI+ Libre de Brasília moviliza recursos socio discursivos para evaluar de forma negativa a Brasilia Orgullo y así se legitimar como organización democrática. Sin embargo, también apuntan que la idealización del Desfile del Orgullo LGBTQI+ Libre de Brasília surge a partir de disputa económica y partidaria entre los miembros de la organización de los dos desfiles. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Letras (IL) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Linguística | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Parada do Orgulho LGBTQI+ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimento LGBTQI+ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise crítica do discurso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Legitimação | - |
| Título: dc.title | Representação da disputa : uma análise de discurso crítica da Parada LGBTQI+ livre de Brasília | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: