
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:12:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:12:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40116 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/963114 | - |
| Descrição: dc.description | Psychology usually treats the creative act as both novel and adapted, a definition that can embrace the social and the cultural features of creativity. Allied to the need for social bonding and the promise of self-realization, available techno- logical resources have enabled valuable social networks. However, social isolation caused by the COVID-19 crisis has reduced outdoor and collective personal experiences usually shared on Facebook, encouraging some users to re-publish past events. Considering that posting is potentially a creative act, hence both new and adapted, may this action now equally become old and adapted? To illustrate the question, a set of 293 posts made by twelve Brazilians with mean age of 49.7 years (SD 7.34) were collected from May 25th to June 8th, 51 of them being re-posts. The authors were inter- viewed about their use of Facebook, relation to others, and first re-posts published in the period. Thematic dialogical analysis was applied to the content of the interviews and led to finding new meanings about old posts. Despite a small sample (n = 12) and the fact that 56.1% of Facebook users in Brazil are under 35 years old, the analysis of the phenom- enon can shed new light on problematization of the notion of creativity by reflecting on its role in regulation of human emo- tions during the COVID-19 crisis, through the action of post- ing legacy experience on Facebook. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | - | |
| Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
| Título: dc.title | When the old becomes the new : how COVID-19 changed potentially creative action on Facebook | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: