Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bernardon, Renata | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Juliana Rezende Melo da | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Gabriela Tavares | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro, Renata Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Amorim, Nina Flávia de Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Schmitz, Bethsáida de Abreu Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Maria de Lourdes Carlos Ferreirinha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:11:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:11:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13386 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732009000300009 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/962923 | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo apresenta-se a construção de uma metodologia de capacitação em educação nutricional para educadores de ensino infantil e fundamental até a 4ª série. O desenvolvimento desta metodologia foi feito em quatro escolas de diferentes realidades socioeconômicas do Distrito Federal, Brasil, tendo sido convidados todos os 59 educadores das mesmas. A metodologia foi construída incluindo quatro fases: demanda, pré-análise, foco e enquadre e planejamento flexível. Esta proposta insere-se em uma perspectiva de educação permanente baseada no construtivismo. Dos 59 educadores, 81% (n=48) participaram da etapa de demanda que identificou dificuldades, expectativas e principais temas para o curso. Os temas geradores verificados na etapa pré-análise foram: alimentação saudável; opções de refeições saudáveis; estratégias para a promoção de hábitos alimentares saudáveis com a comunidade; contexto da alimentação na atualidade; aspectos legais sobre alimentação na escola e aproveitamento total de alimentos. O foco do planejamento foi definido como “Alimentação saudável na escola” e o enquadre como um curso de 60 horas a ser realizado na Universidade de Brasília e nas escolas participantes. No planejamento flexível definiram-se os objetivos gerais e específicos do curso, as competências esperadas para os educadores após o curso e toda a programação com seus respectivos planos de aula. Esta proposta representa uma opção norteadora para ações de educação nutricional com este público, de forma a contribuir para a modificação do perfil epidemiológico atual dos escolares. | - |
Descrição: dc.description | This article presents the construction of a methodology to train preschool and first- to fourth- grade teachers in food and nutrition. The methodology was developed in four schools with different socioeconomic profiles in the Federal District, Brazil, of which all of the 59 teachers were invited. The methodology was constructed in four phases: demand, pre-analysis, focus/applicability and flexible planning and aims to provide permanent nutrition education in a constructivistic way. Of the 59 educators, 81% (n=48) participated in the demand phase, where difficulties and expectations were identified and the main subjects for the course were determined. The generating subjects verified in the pre-analysis phase were: healthy eating; healthy meal options; strategies to promote healthy eating habits in the community; current context of nutrition; legal aspects of food and nutrition at school and letting nothing go to waste. The focus of planning was “Healthy eating in the school environment”. A 60-hour course would then be given at the University of Brasília and at the participating schools. The flexible planning phase established the general and specific goals of the course, the skills to be acquired by the teachers during the course and the course program with the respective class plans. This methodology proposes a way to provide nutrition education to this public and therefore contribute to change the current epidemiological data of the students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista de Nutrição - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1415-5273&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 jun. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentação - escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aconselhamento em nutrição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação alimentar e nutricional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política alimentar - Brasil | - |
Título: dc.title | Construção de metodologia de capacitação em alimentação e nutrição para educadores | - |
Título: dc.title | Construction of a methodology to train educators in food and nutrition | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: