
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Marcus Vinícius Medeiros | - |
| Autor(es): dc.creator | Tyrenius, Eva Kristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:10:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:10:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51214 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/962747 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2024. | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo desta pesquisa é investigar a correlação entre a memorização e os processos interpretativos na execução ao piano. Esta investigação pretende desenvolver e aprofundar alguns pressupostos sobre como os pianistas memorizam a música que vão tocar e como a utilização dos sentidos neste processo também pode ser uma estratégia para a interpretação musical. A revisão bibliográfica constitui o principal método dentro do quadro metodológico. Primeiramente foi realizado um levantamento da literatura relacionada à interpretação musical. Em segundo lugar, também foi realizada uma revisão geral da literatura que trata da memorização e de técnicas de recuperação de informações. A seguir, os resultados da revisão de literatura foram analisados e processados ampliando a compreensão desses dois assuntos. Por fim, os processos de memorização e interpretação foram desenvolvidos num quadro cognitivo com foco nas interações entre os sentidos. Além da literatura coletada, minhas experiências práticas de vida como pianista e professora de piano foram utilizadas para apoiar algumas discussões aqui promovidas. Espera-se que os resultados desta dissertação possam ampliar perspectivas relacionadas ao ensino de piano, apoiado na hipótese de que técnicas de memorização podem ser utilizadas como base para conceber uma interpretação musical. | - |
| Descrição: dc.description | The goal of this research is to investigate the correlation between memorization and the interpretative processes in piano playing. This investigation aims to develop and deepen some assumptions about how pianists memorize the music they are about to play and how the use of senses in this process also can be a strategy in music interpretation. The bibliographic review constitutes the main method within a methodological frame. Firstly, a survey was accomplished on the literature related to music interpretation. Secondly, an overview on the literature dealing with memorization and techniques for retrieving information was also accomplished. Following, the outcomes of the literature review were analysed and processed so broadening up the comprehension of these two subjects. Finally, the processes of memorization and interpretation were further developed in a cognitive frame with focus on interactions with the senses. In addition to the collected literature, my lifetime practical experiences as pianist and piano teacher were used to support some discussions here attempted. It is expected the results of this dissertation can broaden perspectives related to piano teaching, supported by the hypothesis that memorization techniques can be used as a basis to conceive a musical interpretation. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memorização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interpretação artística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Performance musical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Piano - estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sentidos | - |
| Título: dc.title | Memorization as a strategy in music interpretation for pianists | - |
| Título: dc.title | Memorização como estratégia em interpretação musical para pianistas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: