Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Maricato, João de Melo | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Dalton Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:10:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:10:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32083 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5195/biblios.2017.358 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/962571 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo. Tem como objetivo debater alguns aspectos da altmetria, área comumente associada a métricas como a bibliometria, cientometria e webometria, mas com importantes diferenças, com intuito de contribuir com o seu entendimento, institucionalização e consolidação. Método. O artigo é uma abordagem teórica sobre a temática altmetria, sendo elaborado a partir de um conjunto de textos selecionados em bases de dados internacionais. A bibliografia selecionada subsidiou análises críticas e reflexivas sobre o tema. Resultados. O texto trouxe reflexões sobre a altmetria e sua fundamenteção teórica, buscando-se discutir a definição da área sua relação com outros estudos métricos da informação e as complexidades e desafios inerentes à produção e uso de indicadores altmétricos. Conclusões. A área possui grande potencial, mas carece de mais reflexão, análises aprofundadas e discussão sobre seus fundamentos. Existem incertezas relacionadas à institucionalização da área e controvérsias sobre as possibilidades dos indicadores para medir o “impacto” da produção acadêmica. | - |
Descrição: dc.description | Objective. It aims to discuss some aspects of altmetria, an area commonly associated with metrics such as bibliometrics, scientometrics and webometrics, but with important differences in order to contribute to its own understanding, institutionalization and consolidation. Method. The article is a theoretical approach on the subject altmetria, being elaborated from a set of texts selected in international databases. The selected bibliography subsidized critical and reflexive analyzes on the subject. Results. The text brought reflections on the altmetria and its theoretical foundation, seeking to discuss the definition of the area, its relation with other metric studies of information and the complexities and challenges related to the production and use of altmetric indicators. Conclusions. The area has great potential, but it needs more reflection, in-depth analysis and discussion about its theoretical foundations. There are uncertainties related to the institutionalization of the area and controversies about the possibilities of the indicators to measure the "impact" of academic production. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | University Library System of the University of Pittsburgh as part of its D-Scribe Digital Publishing Program and is cosponsored by the University of Pittsburgh Press. | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 United States License. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Altmetria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cientometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indicadores de ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web social | - |
Título: dc.title | Altmetria : complexidades, desafios e novas formas de mensuração e compreensão da comunicação científica na web social | - |
Título: dc.title | Altmetrics : complexities, challenges and new forms of measurement and understanding of scientific communication in the social web | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: