Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Sales, Jonas de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:10:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:10:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43474 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.22456/2236-3254.110516 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/962562 | - |
Descrição: dc.description | Será mostrada nesta comunicação uma proposta pedagógica para processos criativos em artes cênicas. Tem como referência as reflexões que permeiam os saberes sobre culturas de matriz africana para procedimentos de trabalho técnico e poético do artista cênico. Danças afro-brasileiras são condutores para o processo de trabalho que aqui se apresenta promovendo ao aluno/artista a descoberta da Corponegritude, conceito desenvolvido para este trabalho. | - |
Descrição: dc.description | A pedagogical proposal for criative processes in performing arts is shown here. It has reference to the reflections that permeate the knowledge about the culture of African origin for technical and poetic work procedures of the scenic artist. Afro-Brazilian dances are guiding to the work process present-ed here promoting the student/artist discovery of Corponegritude, concept developed for this work. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Cena - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os artigos são de acesso aberto distribuídos sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http://creative commons.org/licenses/by/4.0>. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/110516. Acesso em: 14 abr. 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corporeidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura afro-brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia - métodos de ensino | - |
Título: dc.title | A corponegritude no espaço escolar : um processo cênico-pedagógico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: