
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Menezes, Gustavo Hamilton de Sousa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:10:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:10:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/962522 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo analisa alguns pontos da situação de escolarização de um subgrupo Yanomami que atualmente vive às margens do canal de Maturacá, no noroeste da Amazônia, junto à fronteira com a Venezuela. Através de um panorama da relação mantida entre estes Yanomami e a missão católica salesiana, vemos o sentido “destruidor” do contato existe, mas é melhor compreendido através das ideias de “transformação social” e “estratégia interétnica”, uma vez que o processo de contato é também caracterizado por uma busca mútua (ainda que assimétrica) de acomodação e de entendimento comum entre as partes. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima | - |
| Relação: dc.relation | http://revista.ufrr.br/index.php/textosedebates/article/view/1330 | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Textos&Debates - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 CC BY . Fonte: http://revista.ufrr.br/index.php/textosedebates/article/view/1330. Acesso em: 15 fev. 2015. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indígenas Yanomami | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Maturacá - Amazonas - Brasil | - |
| Título: dc.title | A busca pela escrita através da escola : estratégia interétnica e transformação social entre os Yanomami de Maturacá/AM | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: