
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Dal Pai, Sandra | - |
| Autor(es): dc.creator | Langendorf, Tassiane Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Maria Cristina Soares | - |
| Autor(es): dc.creator | Romero, Manuel Portela | - |
| Autor(es): dc.creator | Loro, Marli Maria | - |
| Autor(es): dc.creator | Kolankiewicz, Adriane Cristina Bernat | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:08:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:08:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36363 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/1982-0194201900089 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-5902-7449 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/961977 | - |
| Descrição: dc.description | Objetivo: Analisar a confiabilidade e validade das propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento para Pesquisa sobre Cultura de Segurança do Paciente para Atenção Primária à Saúde. Métodos: Estudo transversal quantitativo, realizado com profissionais da equipe multiprofissional atuantes na Atenção Primária à Saúde de um município da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O instrumento utilizado foi “Pesquisa sobre Cultura de Segurança do Paciente para Atenção Primária à Saúde”. Resultados: O Alfa de Cronbach foi considerado satisfatório. A análise fatorial alcançou cargas satisfatórias no conjunto de seus fatores. O instrumento apresentou viabilidade de aplicação e potencial de avaliação da estrutura para a qual se propõe. Conclusão: A versão brasileira do questionário mostrou-se válida e confiável, podendo contribuir com pesquisas sobre a cultura de segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde no país. | - |
| Descrição: dc.description | Objective: To analyze the reliability and validity of psychometric properties of the Brazilian version of the Survey on Patient Safety Culture in Primary Care. Methods: A quantitative cross-sectional study conducted with multidisciplinary team professionals working in Primary Health Care in a city in the Northwest region of Rio Grande do Sul State, Brazil. The tool used was “Pesquisa sobre Cultura de Segurança do Paciente para Atenção Primária à Saúde” (Survey on Patient Safety Culture in Primary Care). Results: Cronbach's alpha was considered satisfactory. Factorial analysis reached satisfactory loads in all its factors. The tool showed feasibility of application and potential structure assessment for which it is proposed. Conclusion: The Brazilian version of the questionnaire proved to be valid and reliable and could contribute to research on Patient Safety Culture in Primary Care in the country. | - |
| Descrição: dc.description | Objetivo: Analizar la confiabilidad y validez de las propiedades psicométricas de la versión brasileña del instrumento “Encuesta sobre cultura de seguridad del paciente de Atención Primaria de Salud”. Métodos: Estudio transversal cuantitativo, realizado con profesionales del equipo multiprofesional que trabajan en la Atención Primaria de Salud de un municipio de la región noroeste del estado de Rio Grande do Sul, Brasil. El instrumento utilizado fue la “Encuesta sobre cultura de seguridad del paciente de Atención Primaria de Salud”. Resultados: El alfa de Cronbach fue considerado satisfactorio. El análisis factorial alcanzó cargas satisfactorias en el conjunto de sus factores. El instrumento presentó viabilidad de aplicación y potencial de evaluación de la estructura para la que se propone. Conclusión: La versión brasileña del cuestionario demostró ser válida y confiable, de esta forma puede contribuir con estudios sobre la cultura de seguridad del paciente en la Atención Primaria de Salud en el país. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | (CC BY) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Segurança do paciente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atenção primária à saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudos de validação | - |
| Título: dc.title | Validação psicométrica de instrumento que avalia a cultura de segurança na Atenção Primária | - |
| Título: dc.title | Psychometric validation of a tool that assesses safety culture in Primary Care | - |
| Título: dc.title | Validación psicométrica del instrumento que evalúa la cultura de seguridad en la Atención Primaria | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: