Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Albuquerque, Davi Borges de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:07:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:07:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/24105 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.5216/sig.v26iesp..31407 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/961916 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho pretende analisar o português falado em Timor-Leste, apresentando uma característica notória dessa variedade que é o uso de certos advérbios como marcadores aspectuais e modais do verbo, principalmente o emprego de já como marcador de aspecto perfectivo, ainda marcador de aspecto progressivo/durativo, ainda não como modalizador negativo. Argumenta-se aqui que a influência principal na existência desses marcadores é a língua materna (L1) do falante, já que a maioria das línguas nativas de Timor-Leste é de origem austronésia, com a presença de um grande número de marcadores pré-verbais e pós-verbais para expressar diversas categorias gramaticais no verbo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal do Goiás | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Signótica - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br. Fonte: https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/31407/16850. Acesso em: 31 jul. 2017. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Timor-Leste | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plurilinguismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Título: dc.title | Influências das L1 nativas no português de Timor-Leste : um estudo dos marcadores verbais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: