Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | La Mata, José Antônio Iturri de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:05:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:05:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1998-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11465 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1998000400022 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/961149 | - |
Descrição: dc.description | Analisam-se aspectos sociais da incorporação de novas tecnologias de informação e comunicação em instituições de ensino e pesquisa da saúde pública. Usando elementos da noção de tecnologias da inteligência e da teoria crítica da tecnologia para enquadrar o estudo dos processos de implementação de redes eletrônicas de comunicação (em especial Internet e intranets), aponta-se a íntima relação entre os aspectos sociais e técnicos desses processos. Traçam-se alguns elementos teórico-metodológicos para aproximar-se das dinâmicas de implementação de redes eletrônicas em instituições acadêmicas, mediante a análise do discurso dos seus atores sociais e dos diversos sentidos que eles atribuem à implementação. Considerando o discurso como uma expressão das relações que os atores produzem durante a implementação, procura-se delinear uma aproximação às formas como essas relações influenciariam dimensões sociais e técnicas das redes digitais. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This article analyzes social aspects in the incorporation of new information and communications technologies in public health academic institutions. To demarcate the study of these processes and demonstrate the close relationship between their social and technical aspects, the study employs concepts pertaining to “intellectual technologies” and a “critical theory of technology”. Theoretical and methodological elements are identified to approach the implementation dynamics of electronic networks in public health institutions, through a discourse analysis of their social actors and the various meanings they attribute to such dynamics Considering discourse as an expression of the relations created during these implementation dynamics, the study seeks a proposal for the ways by which these relations might influence the social and technical dimensions of digital networks. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde (FCTS) – Campus UnB Ceilândia | - |
Descrição: dc.description | Curso de Saúde Coletiva (FCTS-SC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Cadernos de Saúde Pública - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-311X&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 out. 2012. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet na administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Título: dc.title | Ciberespaço e negociações de sentido : aspectos sociais da implementação de redes digitais de comunicação em instituições acadêmicas de saúde pública | - |
Título: dc.title | Cyberspace and the negotiation of meaning : implementing digital communications networks in public health academic institutions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: