
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Martinelli, Suselaine Serejo | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbato, Silviane Bonaccorsi | - |
| Autor(es): dc.creator | Mitjáns, Albertina Martinez | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:04:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:04:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-12-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21952 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/961085 | - |
| Descrição: dc.description | O presente estudo, fruto de pesquisa realizada junto ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, teve como objetivo analisar criticamente o modo como tem sido tratada a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal. É proposta uma reflexão sobre possíveis implicações deste ensino no processo de desenvolvimento dos alunos, especificamente em seus comportamentos criativos. Partindo da perspectiva histórico-cultural, foram utilizadas entrevistas com professores e alunos, filmagem de aulas e análise qualitativa. Em termos gerais, verificou-se que, dependendo do modo como a dança é ensinada, as aulas estimulam apenas o desenvolvimento de técnicas e habilidades específicas, e não a criatividade. Percebe-se a tendência de o ensino da dança ser considerado um aprendizado técnico, separado da criação e expressão artística. Propõe-se como fundamental a manifestação da criatividade no fazer/compor dança, no momento de apresentá-la, na apreciação e nas aulas de técnica. Considerando-se fundamental o papel do professor, são apontadas algumas possibilidades de atuação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | This study aims at critically analyzing the creativity in dance teaching in Distrito Federal, Brazil. The implications of this teaching over students development process are analised, specially with respect to their creative behaviour. From a historical-cultural perspective, dance teachers and students were interviewed and classes were filmed, videotaped and submitted to qualitative analyses. It was observed that there was a tendency to teach dance techniques in a traditional way, keeping it separated from creation and artistic expression which would only happen in specific classes or at stage. It was noted that creativity may be considered only when the artistic product is being conceived. The results indicated that the presence of creativity in the process of composition is as fundamental as performance (interpretation) of dances, appreciation, and that creativity should be part of the technical classes. The role of the dance teacher is fundamental in that process and some ways of working in classes are suggested. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Instituto de Psicologia da UERJ | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ. Impresso) - Este número de Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada (CC BY-NC 3.0). Fonte: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/7788/5636. Acesso em: 15 dez. 2016. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Corporeidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
| Título: dc.title | No ensino, quem dança ? uma análise crítica sobre a criatividade no ensino da dança no Distrito Federal | - |
| Título: dc.title | In the teaching, who dances? a critical analysis of the creativity in dances in Distrito Federal | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: