
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Suaiden, Emir José | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Natália Leite de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:04:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:04:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/3248 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/961008 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2007. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa analisou o impacto da revolução tecnológica na construção da cidadania dos sujeitos beneficiados pelos projetos Rede de Tecnologia Social – RTS – e Escola Digital Integrada – EDI. Foram identificadas as características desses dois projetos e analisadas as principais questões relacionadas à inclusão digital e à social, estando, entre elas, a revolução tecnológica, a cidadania e a sociedade da informação. Os procedimentos metodológicos consistiram em entrevistas com participantes dos projetos, para aprofundamento de questões de cunho qualitativo, e a observação participativa, por meio de trabalho voluntário, atividades que permitiram o levantamento dos dados a partir da abordagem etnográfica. O estudo confirmou, os seguintes pressupostos: os projetos de inclusão digital levam à inclusão social; promovem a cidadania; e a capacidade de usar as novas tecnologias com autonomia intelectual é o cerne da inclusão digital mediada. Concluiu-se, neste trabalho, que o caminho da inclusão social passa pela inclusão digital mediada, e que a construção da cidadania na sociedade da informação impõe, direta ou indiretamente, o uso das novas tecnologias de informação e de comunicação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | This research analyses how the tecnological revolution influenced the citizenship building process for those benefited by the projects Rede de Tecnologia Social and Escola Digital Integrada. The metodological procedures included interviews, observation and volunteer work which permitted the data collection through an ethnographical approach. The study confirmed the following pre-statements: the digital inclusion projects lead to social inclusion; they promote citizenship; and the ability to use new technologies with intelectual autonomy is the start point for mediated digital inclusion. The present work concludes: the path to social inlcusion passes by mediated digital inclusion. And the citizenship building process in information society demands the use of new information and communication technologies. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - aspectos sociais | - |
| Título: dc.title | O caminho digital para a inclusão social : a revolução tecnológica e a construção da cidadania | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: