Sequência didática investigativa para a abordagem da educação sexual no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaulini, Fernanda-
Autor(es): dc.creatorKhouri, Letícia Lima Veras Guarany-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T19:03:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T19:03:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51530-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/960788-
Descrição: dc.descriptionDiante da grande taxa de gravidez precoce, de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e de transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) encontradas no Brasil, fica evidente a necessidade da educação sexual no ensino básico. O trabalho propõe uma Sequência Didática Investigativa para ser abordada no ensino médio sobre essa temática. Seguimos o modelo Predição-ObservaçãoExplicação, trabalhando com situações-problema, sobre as quais os estudantes levantam hipóteses e realizam investigações para chegar às suas conclusões. Essa sequência foi aplicada para uma turma de 1º ano do ensino médio, em uma escola da cidade de Luziânia-GO, obtendo uma avaliação positiva pela maioria dos estudantes. Espera-se que por meio dessa proposta os estudantes adotem comportamentos mais seguros e saudáveis, aumentando assim, a sua qualidade de vida, e que o produto educacional aqui apresentado possa servir de ferramenta para outros educadores.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Biológicas (IB)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Biologia Celular (IB CEL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação sexual-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde sexual-
Palavras-chave: dc.subjectGravidez na adolescência-
Palavras-chave: dc.subjectInfecções Sexualmente Transmissíveis (IST)-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos sexuais-
Palavras-chave: dc.subjectViolência sexual-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos reprodutivos-
Título: dc.titleSequência didática investigativa para a abordagem da educação sexual no Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

Não existem arquivos associados a este item.