
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lacerda, Flávia | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima-Marques, Mamede | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:03:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:03:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30683 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2318-08892017000100008 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/960760 | - |
| Descrição: dc.description | No presente artigo, parte-se da hipótese de que os ecossistemas de informação, materializados pela Internet das Coisas, representam um novo paradigma para a Arquitetura da Informação. Para elucidar a questão, são enunciados o propósito e o objeto de estudo da Arquitetura da Informação. Posteriormente, busca-se a compreensão dos ecossistemas de informação no âmbito da nova realidade, com pessoas, objetos e lugares conectados em toda parte, comunicando-se entre si e criando uma dimensão potencialmente transformadora da sociedade. Por fim, discorre-se sobre a subdisciplina Arquitetura da Informação Pervasiva como uma especialidade da Arquitetura da Informação, que surge para lidar com os desafios que se apresentam. A pesquisa baseou-se na Metodologia de Metamodelagem e na análise crítica da literatura da área. Como resultado, conclui-se que é necessário consolidar um arcabouço transdisciplinar de fundamentos, teorias e metodologias que sejam capazes de solucionar as questões emergentes. | - |
| Descrição: dc.description | This article defends the hypothesis that information ecosystems from the Internet of Things represent a new paradigm for Information Architecture. To discuss the issue, we enunciate concepts and epistemological foundations of Information Architecture. Finally, we seek understanding information ecosystems in this new reality, with people, objects and places connected everywhere, communicating with each other, creating a potentially transformative dimension to society. Finally, we describe the sub-discipline Pervasive Information Architecture as a specialty of Information Architecture, which emerges to deal with the challenges ahead. The research is based on the Meta-Modeling Methodology and in a critical analysis of the literature of the field. As a result, we defend the need for consolidating a transdisciplinary framework of fundamentals, theories and methodologies able to solve emerging issues. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Transinformação - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862017000100081&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 7 fev. 2018. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura da informação pervasiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecossistemas de informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet das Coisas (IoT) | - |
| Título: dc.title | Ecossistemas de informação : novo paradigma para a Arquitetura da Informação | - |
| Título: dc.title | Information ecosystems : new paradigm for Information Architecture | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: