
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos | - |
| Autor(es): dc.creator | Braz, Marcela Pereira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:01:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:01:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2000-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/25627 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722000000300005 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/960336 | - |
| Descrição: dc.description | O suporte da rede de apoio é fundamental à família e ao indivíduo no enfrentamento de transições normativas e não normativas no processo de desenvolvimento. Este estudo descreve as transformações nessa rede durante transições decorrentes do nascimento de filhos. Quinze pais de classe social baixa e suas respectivas esposas/companheiras, subdivididas em dois grupos (A: mães grávidas; B: mães com bebês de até seis meses), participaram de uma entrevista semi-estruturada e responderam um questionário. A principal alteração na rede, segundo as mães, foi o aumento do apoio psicológico recebido; para os pais, foi o aumento da ajuda financeira e material. O apoio do marido/companheiro foi considerado, por todas as mães, mais importante que os demais. Os dados sugerem que, para compreender as alterações na rede social de apoio e no envolvimento do pai na vida familiar durante transições decorrentes do nascimento de filhos, é preciso conhecer as relações desenvolvidas entre os subsistemas familiares e o contexto social no qual as famílias estão inseridas. | - |
| Descrição: dc.description | The social support network is essential to the individual and his/her family when they face normative and non-normative transitions throughout the developmental process. This article aims to describe the alterations in the family network during transitions to parenthood due to the birth of babies. Fifteen working class fathers and their wives/partners from two groups (A: Pregnant mothers; B: Mothers with babies aged from one to six months) answered a questionnaire and a guide of a semi-structured interview. According to the mothers, the increase of psychological support was considered the main alteration in the network; to the fathers, it was the increase of financial and material help. All mothers reported that the most important support came from their husbands or partners. Our data suggest that it is necessary to know about the relationships between the family subsystems and the social context in which the families are embedded in order to better understand the alterations in the social support network and in the father's engagement in the family during transitions to parenthood. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Psicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722000000300005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 18 jan. 2021. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rede social de apoio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nascimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mães | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avós | - |
| Título: dc.title | Rede social de apoio durante transições familiares decorrentes do nascimento de filhos | - |
| Título: dc.title | Social support network during family transitions to parenthood | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: