
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Voltarelli, Monique Aparecida | - |
| Autor(es): dc.creator | Pavez Soto, Iskra | - |
| Autor(es): dc.creator | Derby, Joanna | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:01:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T19:01:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41143 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.36298 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-2605-0930 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-6438-1522 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-8752-957X | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/960153 | - |
| Descrição: dc.description | O artigo reflete sobre o impacto da pandemia de COVID19 na infância migrante latinoamericana, a partir da Sociologia da Infância e um marco global de crise. Mediante análise documental, os resultados mostraram que o confinamento tem afetado negativamente a saúde mental infantil, apesar de também poderem se contagiar com o vírus; se nota que a maioria dos países implementou programas de educação a distância, mas as famílias excluídas não dispõem de condições materiais (como acesso à internet e ao computador), enfatizando as desigualdades sociais. Conclui-se que a pandemia alterou a vida da infância migrante e se recomenda maiores estudos científicos e políticas públicas. | - |
| Descrição: dc.description | The article reflects upon the COVID19 pandemic’s impact on Latin American migrant children, through a Sociology of Childhood Perspective and in the global context of crisis. Drawing on a documentary analysis, the results showed that confinement has negatively affected children's mental health, although they can also become infected with the virus; it is noted that most countries have implemented distance education programs, but excluded families do not have material conditions (such as access to the internet and computers), heightening social inequalities. It is concluded that the pandemic has changed the lives of migrant children and further scientific studies and public policies are recommended. | - |
| Descrição: dc.description | El artículo reflexiona sobre el impacto de la pandemia de COVID19 en la niñez migrante latinoamericana, desde la Sociología de la Infancia y un marco global de crisis. Mediante análisis documental, los resultados muestran que el confinamiento ha afectado negativamente la salud mental infantil, aunque también se pueden contagiar del virus; si bien, la mayoría de los países implementó programas de educación a distancia, las familias excluidas no disponen de condiciones materiales (como acceso a internet o computador), enfatizando las desigualdades sociales. Se concluye que la pandemia ha alterado la vida de la infancia migrante y se recomiendan mayores estudios científicos y políticas públicas. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | (CC BY) Licença Creative Commons. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Migração | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia da infância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Epidemias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
| Título: dc.title | Niñez migrante y pandemia : la crisis desde Latinoamérica | - |
| Título: dc.title | Infância migrante e pandemia : a crise da América Latina | - |
| Título: dc.title | Childhood migration and pandemic : the crisis from Latin American | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: