
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Tania Regina Fraga da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Burgos, Maria de Fátima Borges | - |
| Autor(es): dc.creator | Carvalho, Renata Simoni Homem de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:58:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:58:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-03-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-03-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-03-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/10032 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/959501 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2011. | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem por objetivo explorar a nanoarte em suas possibilidades artísticas teóricas e práticas. Nesse texto encontram-se informações sobre a nanociência e a nanotecnologia e as suas relações com a arte. Para entender a poética da escala nano, é preciso entender a inversão de valores provocada pelas mudanças paradigmáticas da fisica clássica à fisica quântica. Os trabalhos dos artistas Victoria Vesna e James Gimzewski, Sachiko Kodama, Christa Sommerer e Laurent Mignonneau, Tania Fraga, Grupo SCIArts, Eufrásio Prates, Frederik de Wilde, Evelina Domnitch e Dmitry Gelfand, nos ajudam a entender como se estabelecem as relações conceituais entre a arte e os paradigmas gerados pelos avanços tecnocientíficos. As idéias de alguns desses artistas e do estudioso da arte Roy Ascott, apontam para intrigantes teorias que relacionam a nanoarte à nossa consciência. Além disso, o trabalho prático desenvolvido aqui, traz a experiência do fluido magnético, instigante material nanotecnológico, que vai ao encontro das questões científicas e filosóficas que questionam a realidade e o nosso modo tradicional de ver as coisas. No trabalho Nanoarte: a poética do espírito, podemos perceber que o invisível começa a se tornar visível. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to explore the artistic possibilities, theoretical and practical of nanoart. In this text are informations about nanoscience and nanotechnology and their relationship with art. To understand the poetic of nanoscale, we need understand the values inversion caused by paradigmatic changes between classical physics to quantum physics. Artworks of the artists Victoria Vesna and James Gimzewski, Sachiko Kodama, Christa Sommerer and Laurent Mignonneau, Tania Fraga, SCIArts Group, Eufrásio Prates, Frederik de Wilde, Dmitry Gelfand and Evelina Domnitch, helps us to understand what kind of relationships are between the art concepts and the paradigms generated by techno-scientific advances. The ideas of some artists and the art researcher Roy Ascott, directs to intriguing nanoart theories that establish relations to our consciousness. In addition, the practical work developed here, brings the experience of the magnetic fluid, provocative nanotechnologycal material, which meets the scientific and philosophical issues that question the reality and our traditional way of seeing things. At the work “Nanoarte: a poética do espírito”, we realize that the invisible starts to become visible. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - nanotecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte - nanociência | - |
| Título: dc.title | Nanoarte : a poética do espírito | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: