Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bandeira, Lourdes Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:57:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:57:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8237 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2008000100020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/959107 | - |
Descrição: dc.description | O texto discute a contribuição trazida pela crítica feminista ao conhecimento científico “ a ciência “, uma vez que se evidencia uma ampliação das formas de pensar. O pensamento parte da formulação de uma crítica em elação a alguns pressupostos, os quais nortearam a produção do conhecimento científico, tais como a condição de neutralidade, universalismo e objetividade da ciência, além de seu caráter masculinista. A crítica feminista evidenciou alguns limites impostos ao maior acesso das mulheres no campo científico. Enfatiza como a noção de gênero se torna significativa na medida em que introduz outros componentes na prática científica. | - |
Descrição: dc.description | The text discusses the contribution brought by the feminist criticism to the scientific knowledge, as an increasing variety of ways of thinking can be observed. Science, guided by the production of scientific knowledge, presupposes neutrality, universalism and objectiveness, which goes beyond its "masculine" characteristics. The feminist criticism evidenced some limits imposed to the greater access of women to scientific careers. The text emphasizes how the notion of gender becomes significant, since it introduces other components in the scientific practices. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica feminista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Igualdade | - |
Título: dc.title | A contribuição da crítica feminista à ciência | - |
Título: dc.title | The contribution of the feminist criticism to science | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: