
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
| Autor(es): dc.creator | Fleischer, Soraya Resende | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:56:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:56:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48371 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.51359/2525-5223.2022.252163 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-7614-1382 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/958860 | - |
| Descrição: dc.description | Na região do Recife/PE, entre 2015 e 2019, centenas de cientistas, de várias áreas e de vários países, se concentraram no estudo do Vírus Zika (VZ) e da Síndrome Congênita do Vírus Zika (SCVZ). As mulheres, mães e cuidadoras das crianças com a SCVZ, que conhecemos em nossa própria pesquisa etnográfica na mesma época, descreveram os momentos em que consultas, exames e comportamentos lhes marcaram como particularmente incômodos, injustos, incompreensíveis. Esse artigo propõe uma discussão sobre ética científica a partir das formulações vindas dos sujeitos de pesquisa e suas acompanhantes, elaboradas a partir dos encontros concretos com cientistas e, sobretudo, partindo do que foi apontado como anti-exemplos. A ideia é partir da ‘tensão ética’ (Neves 2018) e da ‘ética empírica’ (Pols 2018) para tentar entender o que essas famílias recifenses sugerem para complementar as normativas éticas brasileiras e aprimorar o cuidado que se oferece às crianças com a SCVZ. | - |
| Descrição: dc.description | In the Recife/PE region, between 2015 and 2019, hundreds of scientists, from various areas and from various countries, focused on the study of Zika Virus (VZ) and Congenital Zika Virus Syndrome (SCVZ). The women, mothers, and caregivers of children with the SCVZ, whom we met in our own ethnographic research during the same period, described consultations, exams and behavior that marked them as particularly uncomfortable, unfair, incomprehensible. This article proposes a discussion on scientific ethics based on the formulations from the research subjects and their companions, elaborated from concrete encounters with scientists and, above all, starting from what was pointed out as anti-examples. The idea is to start from ‘ethical tensions’ (Neves 2018) and ‘empirical ethics’ (Pols 2018) to try to understand what these families in Recife suggest complementing Brazilian ethical norms and improve the care offered to children with to SCVZ. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Antropologia/UFPE | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este artigo está licenciado sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Zika vírus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Antropologia da ciência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recife (PE) | - |
| Título: dc.title | ‘Tudo Bonitinho’ : pensando ética na prática e pelo avesso nas pesquisas sobre o Vírus Zika no Recife/PE | - |
| Título: dc.title | ‘Everything Cute’ : thinking about ethics in practice and from inside out during research on the Zika Virus in Recife/PE | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: