
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mueller, Suzana Pinheiro Machado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:55:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:55:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008-11-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1032 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/958809 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é identificar os principais tópicos nos estudos sobre informação e comunica- ção cientifica realizados por estudiosos da Ciência da Informação brasileira, notando a sua evolução. O trabalho foi realizado com base nos artigos publicados na revista Ciência da Informação, de seu primeiro fascículo em 1972 até o fascículo 2 de 2006, e nos trabalhos apresentados nos ENANCIB de 2003, 2005 e 2006, nas sessões do Grupo de Trabalho hoje denominado Produção e Comunicação da Informação em CT&I. Cobre portanto 34 anos. A técnica utilizada foi a leitura dos textos completos e sua agregação em grupos temáticos a posteriori da leitura. Resultados identificam 12 temas, mostrando influências externas oriundas dos planos e ações governa- mentais e da tecnologia. O trabalho conclui com comentários sobre a evolução dos interesses da área em comunicação científica e sua expansão para tecnologia e inovação. | - |
| Descrição: dc.description | The paper aimed at identifying main topics under the subject Scientific Communication within Information Science and its evolution over the period of 34 years, using, as sources, articles published in Ciência da Informação (1972-2006) and the Enancib proceedings for the years 2003, 2005 and 2006, group 7, Production and Communication of Information for ST&I. Articles and papers were read and grouped a posteriori, according to main subjects. Twelve main topics were identified. The influence of Governmental actions on ST&I and technology was noted in determining interests along the period. The paper concludes with some observations on the expansion of the topic Scientific Communication to technology and innovation. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação da informação | - |
| Título: dc.title | Estudo sobre comunicação e informação científica na Ciência da informação | - |
| Título: dc.title | Studies on scientific communication and information in Information Science | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: