Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cavalcante | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:55:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:55:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40065 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n21.2018.01 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/958556 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo propõe uma reflexão sobre como o surgimento do Impressionismo, importante transformação da expressão pictórica rumo à arte abstrata, foi influenciado pelo desenvolvimento da fotografia e pelas teorias sobre a percepção humana da cor e da forma (Gestalt). Este esforço é parte de uma pesquisa mais ampla sobre fatos e feitos históricos determinantes da construção do ideário moderno e também da formulação da arte abstrata, em geral, e do Impressionismo, em particular[1]. 1 O objetivo da pesquisa é estabelecer a contribuição, para o surgimento da arte abstrata, de eventos tais como: a Revolução Industrial; advento e popularização da fotografia; invenção do avião; a Primeira Guerra; a Revolução Bolchevique; O capital, de Karl Marx; A interpretação dos sonhos, de Sigmund Freud, e as teorias sobre a percepção humana de cores e formas. | - |
Descrição: dc.description | This article proposes a reflection on how the emergence of Impressionism, important transformation of pictorial expression towards abstract art, was influenced by photography development and by theories about human perception of color and form (Gestalt). This effort is part of a broader survey of historical facts and events that were decisive for the construction of modern ideary and also for the formulation of abstract art in general and of Impressionism in particular1. 1The researchaim consists in establishingthe contributionofseveral events, such as:Industrial Revolution; advent and popularization of photography;airplaneinvention; First War; Bolshevik Revolution; Karl Marx's Capital; Sigmund Freud’s Interpretation of dreamsand the theories on human perception of colors and forms, for the emergenceof abstract art. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) - Licensed under a Creative Commons Attribution International License. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impressionismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção da cor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção da forma | - |
Título: dc.title | Do Impressionismo à arte abstrata : a influência da fotografia e das teorias da percepção | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: