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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pilati, Alexandre Simões (org.) | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de (org.) | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Leila D'Arc de (org.) | - |
| Autor(es): dc.creator | Duarte, Natalia de Souza (org.) | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:52:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:52:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39609 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/957683 | - |
| Descrição: dc.description | Visibilizar a invisibilidade da pobreza em um país como o nosso não deveria ser uma tarefa tão difícil, visto que a cada passo que damos, seja no campo, seja nas cidades, nos deparamos com suas múltiplas expressões. Mas o é... Adentrar nessa cegueira social é entender que somos, enquanto sociedade, forçados a não enxergar, a não reconhecer e a não enfrentar a pobreza, porque somos um país cruelmente colonizado em seu modo de pensar. Para Dussel (2000) o sistema colonial oprimiu, para além de corpos e povos, o conhecimento, o modo como compreendemos o mundo e suas relações. Somando a isso nossa avassaladora escravidão, temos as matrizes fundantes de nossa sociedade, cega diante da pobreza e da injustiça social. Para Gonçalves Filho, “o que vemos e o que deixamos de ver, a priori, não são decididos por nós, mas sim pelo modo como fomos colocados em companhia dos outros e como os outros são colocados diante de nós” (2004, p. 08). A cultura brasileira nasceu do convívio entre muitas instituições. Entretanto, família, escola, Estado, justiça, mercado, não foram tão fundantes para nós como o foi a instituição da escravidão (SOUZA, 2017). Foi essa sociabilidade que legitimou culturalmente explorar seres humanos às raias da morte e também invisibilizar pobreza e desigualdade social. Nesse sentido, enxergar a pobreza significa aprender a desaprender, aprender a desnaturalizar esse fenômeno contundente, espólio da escravidão, que nos corrompe enquanto sociedade – essa sim, a escravidão, a nossa maior e mais profunda corrupção, que precisa ser enfrentada. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Editora Universidade de Brasília | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Copyright (c) 2019 Editora Universidade de Brasília - (CC BY-NC-ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/56. Acesso em: 05 nov. 2020. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pobreza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidade de Brasília | - |
| Título: dc.title | Educação, pobreza e desigualdade social : a iniciativa EPDS na Universidade de Brasília (2017-2018) - volume 2 : medições | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
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