Information literacy for inquiry-based learning

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T18:52:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T18:52:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30216-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2318-08892016000300001-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/957649-
Descrição: dc.descriptionAo considerar a importância dos enfoques globalizadores curriculares o presente artigo apresenta revisão de literatura sobre questões relacionadas à natureza dos conteúdos de aprendizagem e ao currículo, em especial, à elaboração curricular por meio do processo de pesquisa - método de projetos no contexto do letramento informacional. Levanta hipóteses para explicar a escassez de artigos sobre o assunto, quais sejam, grau de maturidade dos programas de letramento informacional, formação pedagógica dos bibliotecários e a percepção das instituições educacionais sobre a importância do letramento informacional. Recomenda investir em mais pesquisas sobre o assunto. Conclui que o método de projetos permite melhor inserção dos conteúdos de letramento informacional, propiciando aprendizagem mais significativa por favorecer a reflexão, o protagonismo do estudante e o aprender a aprender.-
Descrição: dc.descriptionGiven the importance of focus on globalized curriculum, this study presents a review of the literature on issues related to the nature of learning contents and curriculum, especially the development of curriculum based on the research process - inquiry-based learning - in terms of information literacy. Some hypotheses were formulated to explain the lack of studies on this topic, such as the level of development of information literacy programs, pedagogical training of librarians, and educational institutions' perceptions of the importance of information literacy. Recommendations for further research on the topic were made. It was concluded that inquiry-based learning allow better integration of information literacy content providing more meaningful learning by encouraging reflection, student protagonism, and learning how to learn among others.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsTransinformação - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862016000300253&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 mar. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectConteúdos de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de projeto no ensino-
Título: dc.titleInformation literacy for inquiry-based learning-
Título: dc.titleLetramento informacional : em direção ao método de projetos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

Não existem arquivos associados a este item.