As licenciaturas na Universidade de Brasília : avanços, desafios e perspectivas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.creatorPilati, Eloisa Nascimento Silva-
Autor(es): dc.creatorCigales, Marcelo Pinheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-03-18T18:51:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-03-18T18:51:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50794-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-2895-5557-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-4320-5941-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/957490-
Descrição: dc.descriptionO livro reúne um conjunto de textos que evidenciam aspectos políticos, acadêmicos, científicos e educacionais sobre a formação de professores (as) na Universidade de Brasília (UnB). Historicamente as licenciaturas se constituíram como um espaço de menor prestígio no campo acadêmico brasileiro, mas nas últimas décadas, a institucionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais da Formação de Professores, a regulamentação dos estágios obrigatórios supervisionados e o investimento das políticas educacionais voltadas a formação inicial de professores acarretaram mudanças significativas na forma de conceber esses cursos no país. Como instituição pioneira, a UnB vem se redesenhando institucionalmente para valorizar e dar visibilidade aos cursos de formação docente, tendo criado em 2021 uma Diretoria de Planejamento e Acompanhamento das Licenciaturas, vinculada ao Decanato de Ensino de Graduação. Além de abordar os aspectos históricos da gestão educacional, responsável por integrar os 24 cursos de licenciatura e suas 41 habilitações, a obra destaca alguns projetos desenvolvidos junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP), assim como da trajetória das licenciaturas de Ciências Naturais, Letras/Japonês e Educação do Campo. A obra é um convite para refletirmos sobre diferentes ângulos, os avanços, os desafios e as perspectivas dos cursos de formação de professores na UnB.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Sociais (ICS)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Sociologia (ICS SOL)-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Letras (IL)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)-
Descrição: dc.descriptionEditora Universidade de Brasília (EDU)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEditora Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/597. Acesso em: 7 nov. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade de Brasília-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - formação-
Título: dc.titleAs licenciaturas na Universidade de Brasília : avanços, desafios e perspectivas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB - Rep. 1

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