Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, César Augusto Tibúrcio | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Yuri Gomes Paiva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:51:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:51:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41699 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.7819/rbgn.v23i1.4090 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0003-4563-2602 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-5717-9502 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://orcid.org/0000-0002-0830-0214 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/957419 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: Este estudo tem como objetivo investigar a influência da capacidade cognitiva nos vieses cognitivos gerados pela heurística da representatividade. Metodologia: A coleta de dados foi realizada por meio de questionários visando medir a capacidade cognitiva de 1.064 estudantes e profissionais de contabilidade brasileiros utilizando o teste de reflexão cognitiva. Para realizar a análise, utilizamos o teste t de Student, análise de variância, correlações e regressões. Resultados: Nossos resultados iniciais indicam que a capacidade cognitiva apenas influencia a incidência dos vieses da insensibilidade à taxa básica e da ilusão de validade, indicando que quanto maior for a capacidade cognitiva, menor é a incidência desses vieses na tomada de decisão. Testes de robustez, no entanto, expandem essa influência aos vieses dos equívocos de chance e da falácia da regressão. Além disso, mostramos que há uma diferença de meios entre gênero, nível de escolaridade e região geográfica e os vieses da heurística da representatividade. Contribuições: Este trabalho contribui para a literatura sobre contabilidade comportamental, considerando que, embora existam pesquisas sobre o tema, ainda não foi realizado nenhum estudo na área da contabilidade que envolva todos os vieses cognitivos de uma heurística em um único estudo. | - |
Descrição: dc.description | Purpose: This study aims to investigate the influence of cognitive ability on cognitive biases generated by the representativeness heuristic. Design/methodology/approach: The data collection was performed through questionnaires in order to measure the cognitive ability of 1,064 Brazilian accounting students and professionals using the Cognitive Reflection Test. To perform the analysis, we used the Student’s t-test, analysis of variance, correlations, and regressions. Findings: Our initial findings indicate that cognitive ability only influences the incidence of base rate insensitivity and illusion of validity biases, indicating that the higher the cognitive ability, the lower the incidence of these biases in decision making. However, robustness tests expand this influence to misconceptions of chance and regression fallacy biases. Furthermore, we show that there is a difference of means between gender, level of education, and geographic region and the representativeness heuristic biases. Originality/value: This paper contributes to the literature on behavioral accounting considering that although investigations into this subject do exist, no study has been performed in the accounting area that involves all the cognitive biases of one heuristic in a single study. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia cognitiva | - |
Título: dc.title | A influência da capacidade cognitiva nos vieses cognitivos gerados pela heurística da representatividade | - |
Título: dc.title | The influence of cognitive ability on cognitive biases generated by the representativeness heuristic | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: