
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Guasti, Petra | - |
| Autor(es): dc.creator | Almeida, Débora Rezende de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:49:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:49:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33118 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/956582 | - |
| Descrição: dc.description | The system of representative democracy is under considerable strain – its institutions are struggling to maintain legitimacy (Mair 2009), and elected representatives are failing to keep their monopoly on (formal) political representation (Van Biezen 2014), and are being contested by an emerging multitude of (new) claim makers (Saward 2008). These claims of misrepresentation challenge the legitimacy and authority of the elected representatives as well as the functioning of the existing system of representative democracy. In this paper, we compare claims of misrepresentation in Brazil (during the presidential impeachment in 2016) and in Germany (focusing on the 2017 electoral campaign of the Alternative for Germany). We argue that to adequately explain effects of the claims of misrepresentation on democratic representation, it is necessary to, first of all, understand how the challengers construct themselves as political actors vis-a-vis their intended constituency and the democratic system. Second, it is essential to comprehend what kind of claims emerge from these discourses: positive and/or negative. Using constructivist approach – Saward’s representative claim and literature on the interplay between populism and democracy (Kaltwasser 2012, 2014), our paper contributes to understanding the populist appeal – ‘the system' the populists seek to challenge and 'the people' they claim to create. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Ciência Política (IPOL) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | European Consortium for Political Research | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela Professora Débora Cristina Rezende de Almeida, em 26 de novembro de 2018, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Democracia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistema representativo - Alemanha - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência política | - |
| Título: dc.title | Claims of misrepresentation : a comparison of Germany and Brazil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: