
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Diniz, Gláucia Ribeiro Starling | - |
| Autor(es): dc.creator | Rocha, Isadora Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:45:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:45:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/24777 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2017.08.D.24777 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/955626 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2017. | - |
| Descrição: dc.description | De que modo adolescentes do sexo feminino que presenciam em seu dia-a-dia a violência doméstica sofrida por suas mães compreendem as várias formas de manifestações de violência e são afetadas por elas? Essa questão de pesquisa mobilizou o nosso interesse em realizarmos um estudo qualitativo, pautado em uma perspectiva feminista e de gênero, com adolescentes do sexo feminino que presenciam e são vítimas de violências em seu contexto familiar. A pesquisa contou com a participação de duas adolescentes e suas mães. As mães desempenharam importante função. Suas falas foram essenciais para complementar as informações fornecidas pelas filhas. Elas ofereceram perspectivas do olhar materno sobre as vivências das filhas e a relação com as violências. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com as participantes. As adolescentes responderam também a um questionário demográfico. Após a coleta, os dados foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa foram organizados em três categorias: 1) história de vida e violências; 2) perspectivas das adolescentes sobre gênero, violência e relacionamento; 3) impactos da exposição à violência na vida das adolescentes. A estrutura da dissertação é composta por quatro artigos. Os dois primeiros artigos são teóricos. Os dois últimos artigos são empíricos e apresentam os resultados da pesquisa. Todos os artigos foram desenvolvidos com o objetivo de valorizar as interações entre saúde mental, gênero e violências. Os desafios da vivência em um ambiente familiar marcado pela presença de violências receberam destaque nos quatro artigos que compõem a dissertação de mestrado. É nosso interesse compreender como as violências repercutem nas vidas e na saúde, especialmente na saúde mental, de adolescentes do sexo feminino. | - |
| Descrição: dc.description | In which ways female adolescents that witness violences perpetrated against their mothers in their daily lives understand the various manifestations of violences and are affected by them? This research question mobilized our interest in doing a qualitative study, based on a gender and feminist perspective, with female adolescents that witness and are victims of violences in their family environment. Two adolescents and their mothers participated in the research. The mothers played an important role in the process. Their own testemony was essencial to complement the information provided by their daughters. They offered their perspective regarding their daughters experiences in witnnessing violences. Data was collected through semistructured interviews with the adolescents. The adolescents also filled out a demographic questionnaire. After data collection, the data was transcribed and submited to a content analysis. The results were organized in three categories: 1) Life history and violences; 2) Adolescents perspectives on gender, violence and relationship; 3) Impacts of the exposure to violences in the daily lives of the adolescents. The dissertation was written in the format of four articles. Two of them are theoretical and the final two are empirical and present the results of the research. All articles were developed with the purpose of valuing the interactions between mental health, gender and violence(s). The challenges of living in a family environment marked by the presence of violence is highlighted in the four articles that make up the dissertation. Our interest was to understand how violence impacts on the lives and health, especially the mental health, of female adolescents. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência doméstica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência familiar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental - adolescentes | - |
| Título: dc.title | Perspectivas de adolescentes do sexo feminino sobre gênero e violência : um estudo feminista | - |
| Título: dc.title | Perspectives of female adolescents on gender and violence : a feminist study | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: