
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-03-18T18:43:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-03-18T18:43:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43162 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/955063 | - |
| Descrição: dc.description | Apresenta a informação no centro da sociedade contemporânea, sob seis perspectivas propostas por Frank Webster em 1995: econômica, espacial, ocupacional, tecnológica, cultural e do conhecimento. O texto tem início com a evolução de algumas locuções que surgiram para descrever a natureza da era da informação e revela que a expressão Sociedade da Informação incluiu e encapsulou todas as locuções parciais anteriores. O objetivo principal da pesquisa foi contextualizar a perspectiva cultural da Sociedade da Informação concomitantemente com as demais abordagens. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, a fim de explorar e ampliar a revisão de literatura realizada por Webster com o propósito de criar os cenários da Sociedade da Informação aprimorados nos vários ângulos. A pesquisa conclui que a compreensão da Sociedade da Informação em cada uma das perspectivas evidencia aspectos da vida cotidiana indiscutivelmente dependente da informação e do conhecimento, que mudaram permanentemente o modo de viver. | - |
| Descrição: dc.description | Presents information at the center of con-temporary society, under six perspectives proposed by Frank Webster in 1995: eco-nomic, spatial, occupational, technological, cultural and knowledge. The text begins with the evolution of some locutions that emerged to describe the nature of the information age and reveals that the term in-formation society included and encapsulated all previous partial locutions. The main objective of the research was to contextualize the cultural perspective of the information society concurrently with other approaches. The methodology adopted was bibliogra-phic research, to explore and expand the literature review carried out by Webster with the purpose of creating the scenarios of the information society enhanced in va-rious angles. The research concludes that the understanding of the information socie-ty in each perspective highlights aspects of everyday life that are undoubtedly depen-dent on information and knowledge, which have permanently changed the way of living. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Licença Copyright (c) 2021 Museologia & Interdisciplinaridade (CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/35866. Acesso em: 2 fev. 2022. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociedade da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociedade do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociedade em rede | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Economia baseada no conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cibercultura | - |
| Título: dc.title | Perspectivas da sociedade da informação : abordagem cultural e cenários cotidianos | - |
| Título: dc.title | Perspectives of the information society : cultural approach and everyday scenarios | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB - Rep. 1 | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: